Semana de Ciências Contábeis discute novas regras contábeis
Iniciou, na noite de ontem, 22, no auditório do Colégio La Salle Peperi, a 14ª Semana Acadêmica do Curso de Ciências Contábeis da Unoesc – Campus de São Miguel do Oeste. Neste ano, os temas escolhidos abordam as novas regras da contabilidade e a nota eletrônica. Na abertura, o professor Roberto Dias Duarte, de Belo […]
Publicado em 23/09/2010
Por
Iniciou, na noite de ontem, 22, no auditório do Colégio La Salle Peperi, a 14ª Semana Acadêmica do Curso de Ciências Contábeis da Unoesc – Campus de São Miguel do Oeste. Neste ano, os temas escolhidos abordam as novas regras da contabilidade e a nota eletrônica. Na abertura, o professor Roberto Dias Duarte, de Belo Horizonte, falou durante sua palestra sobre a Sped – Contábil, que é a substituição da escrituração em papel pela Escrituração Contábil Digital – ECD.
De acordo com o palestrante, a sociedade está vivendo a época do conhecimento e das novas tecnologias, e o fisco já está trabalhando com este foco. ”Hoje, temos 5 milhões de empresas sendo monitoradas on-line pela Receita Federal. Com a implantação da nota fiscal digital mudou, de forma geral, o perfil e as competências exigidas do profissional contábil e, principalmente, a mentalidade dos gestores. E a universidade é o celeiro do conhecimento, é ela que vai preparar e oportunizar aos estudantes, como acontece aqui nesta noite, a proximidade com esta nova realidade”, disse Duarte.
A acadêmica Pamela Schons, do 8º período, acredita ser positivo este tipo de evento, que leva o estudante a discutir e interagir com profissionais da área sobre os novos rumos da profissão. “O que a gente aprende em sala de aula já está programado e quando a Unoesc realiza as semanas acadêmicas ela sempre busca trazer aquilo que a gente não tem em sala de aula. São sempre assuntos que agregam mais conhecimento, e tudo que você vê não tem como não aprender nada”, falou.
Para o coordenador do Curso de Ciências Contábeis, Valmir Roque Sott, trazer para São Miguel do Oeste profissionais especializados em temas novos da área profissional é a meta da semana acadêmica. “Nosso objetivo é trazer para nossa cidade novidades, novas legislações e temas que ainda não fazem parte dos livros acadêmicos, como foi a primeira palestra que discutiu o Sped, um sistema implantado neste ano nas empresas e que vai ter muitas novidades para o ano que vem. Um tema atual que os estudantes já estão mantendo contato e que vai agregar conhecimento para sua vida profissional”, finalizou.