Reunião avalia trabalhos do PEDR
Uma reunião realizada na tarde desta quarta-feira, 9/12, na Unoesc Campus Videira, serviu de avaliação para os trabalhos que estão sendo feitos em parceria entre a universidade, o Sebrae e a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Videira (SDR), para a elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional (PEDR). A iniciativa prevê o levantamento de informações […]
Publicado em 10/12/2009
Por
Uma reunião realizada na tarde desta quarta-feira, 9/12, na Unoesc Campus Videira, serviu de avaliação para os trabalhos que estão sendo feitos em parceria entre a universidade, o Sebrae e a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Videira (SDR), para a elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional (PEDR). A iniciativa prevê o levantamento de informações técnicas sobre o desenvolvimento da região, em que os dados servirão de base para apontar novas vocações econômicas para os vários setores da economia local. O programa conta com uma equipe de consultores das três instituições que farão o processamento das informações armazenadas através de reuniões com secretários municipais e gerentes de empresas privadas e de economia mista.
O encontro desta semana serviu para que o grupo executivo do projeto apresentasse o andamento do cronograma ao secretário de Desenvolvimento Regional, Natalino Lázare, e ao vice-reitor de campus da Unoesc, Antonio Carlos de Souza, que são os gestores da iniciativa. Durante o encontro, foram apresentados os parâmetros para o levantamento de dados, bem como as principais áreas de atuação em que o PEDR será concentrado. Dentre eles, alternativas para setores como o turismo, o agronegócio e novas ações que visam a fomentar segmentos como os de tecnologia.
De acordo com o secretário Natalino Lázare, este é um sonho que está se tornando realidade. Ele destaca que a SDR tem por finalidade incentivar o desenvolvimento dos sete municípios em que atua e, para isso, necessita de um planejamento bem feito sobre as potencialidades que ainda podem ser exploradas.
Segundo ele, as principais fontes geradoras de renda e emprego como a suinocultura, por exemplo, vivem um período de crise, assim como tantas outras atividades que precisam de ações inovadoras para que tenham sobrevida. Além destas, é preciso também diversificar a economia com vistas na expansão das oportunidades de negócios, já que na maioria dos municípios da região, a economia está focada basicamente no agronegócio.
“É preciso crescer, e é para isso que estamos trabalhando. Em parceria com as prefeituras estamos realizando um trabalho pioneiro, que demanda tempo e profissionalismo, mas que será uma referência para empresários e gestores públicos durante o planejamento de seus investimentos. Dessa forma, levamos em conta a importância de todas as atividades desenvolvidas atualmente, mas dando enfoque às novas vocações, para que esta região seja ainda mais forte quando o assunto é desenvolvimento regional”, finaliza.