Página inicial O que acontece Reitores participam de reuniões em Brasília e cobram participação em editais e emendas parlamentares
Graduação Reitoria Joaçaba

Reitores participam de reuniões em Brasília e cobram participação em editais e emendas parlamentares

O reitor da Unoesc e presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), professor doutor Aristides Cimadon, participou de reuniões em Brasília, entre os dias 8 e 11 de março, para tratar de assuntos relacionados ao ensino superior. Reitores e representantes de outras instituições do Estado, pertencentes ao sistema, também participaram dos encontros. O Fórum […]


O reitor da Unoesc e presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), professor doutor Aristides Cimadon, participou de reuniões em Brasília, entre os dias 8 e 11 de março, para tratar de assuntos relacionados ao ensino superior. Reitores e representantes de outras instituições do Estado, pertencentes ao sistema, também participaram dos encontros.

O Fórum Parlamentar Catarinense, formado por 16 deputados e três senadores, recepcionou os membros da Acafe para a primeira reunião na capital federal. Em busca de apoio político, algumas reivindicações da Acafe foram repassadas na ocasião, entre elas a diminuição do intervalo intrajornada para professores e funcionários das instituições de educação superior.

A inclusão das universidades comunitárias em editais e emendas parlamentares também foi debatida. Apesar da lei federal (12.881/2013) que regulamenta o funcionamento destas instituições de ensino superior, o presidente da Acafe disse que ainda é necessário o apoio dos parlamentares para que a associação consiga finalmente ser reconhecida como comunitária, sendo incluída em programas governamentais.

No Ministério da Educação (MEC), a comitiva da Acafe tratou, além desse assunto, sobre a migração e a renovação do credenciamento das instituições, que passaram do Conselho Estadual de Educação para o Sistema Federal. A mudança foi uma exigência para que as instituições de ensino superior pudessem aderir ao Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento (Proies). 

Reuniões nos Ministérios da Comunicação e Cultura também fizeram parte da agenda dos membros da Acafe, que solicitaram uma maior participação em editais e projetos para abertura de canais de televisão e rádio, com o apoio das universidades comunitárias. Em Joaçaba, conforme o professor Cimadon, o propósito é enviar projeto para a concessão de um canal aberto de televisão.

Os programas de mestrado e doutorado encaminhados pelo Sistema Acafe, as comissões para avaliações dos cursos e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) entraram na pauta de discussões com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), respectivamente.

O reitor da Unoesc e presidente da Acafe avaliou as reuniões em Brasília como produtivas. Segundo ele, apesar da crise política e econômica que se encontra o Brasil, as questões relativas à educação estão tramitando, e as universidades não podem ficar paradas esperando que as coisas aconteçam.  

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.