Página inicial O que acontece Reitor da Unoesc é empossado vice-presidente da Acafe
Notícia Reitoria

Reitor da Unoesc é empossado vice-presidente da Acafe


A Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) realizou, na noite de segunda-feira (20), em Florianópolis, a posse da sua nova diretoria para a gestão 2025-2027. A reitora da Universidade Regional de Blumenau (Furb), professora Marcia Cristina Sardá Espindola, assumiu a presidência, tendo como vice-presidente o reitor da Unoesc, professor Ricardo Antonio De Marco. A cerimônia contou com a presença do governador Jorginho Mello, além dos reitores das Instituições de Ensino Superior (IES) do sistema Acafe, autoridades estaduais e representantes de diversos setores da educação.

A posse marca o início de um novo ciclo para a entidade, que há mais de cinco décadas representa o sistema comunitário de ensino superior em Santa Catarina, reconhecido nacionalmente pela sua presença regional e estratégica na formação de profissionais, na produção científica e no desenvolvimento do estado. Atualmente, as 14 IES atuam em mais de 50 cidades, beneficiando mais de 140 mil estudantes matriculados em centenas de cursos de Graduação e Programas de Pós-graduação.

— Temos uma forte ligação comunitária e um compromisso com o desenvolvimento dos nossos municípios. Em cada região onde estamos inseridos, contribuímos para o crescimento social e econômico. Nosso propósito é com a união, a defesa das nossas instituições e o diálogo permanente com os órgãos públicos — afirmou a nova presidente.

O reitor da Unoesc, e novo vice-presidente da entidade, destacou que a Acafe desempenha um papel fundamental na integração e no fortalecimento das Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES) de Santa Catarina, promovendo ações que valorizam o ensino, a pesquisa, a extensão e a gestão universitária comprometida com a sociedade.

— Seguiremos trabalhando de forma colaborativa, contribuindo para o avanço do sistema Acafe, buscando a evolução das políticas educacionais e o aprimoramento das práticas institucionais que asseguram oportunidades de formação, geração de conhecimento e desenvolvimento para as comunidades — enalteceu o professor Ricardo.

Entre as prioridades da nova gestão estão a consolidação do programa Universidade Gratuita, com foco na qualificação da governança e na transparência, e o aperfeiçoamento das contrapartidas sociais dos estudantes beneficiados, reforçando o vínculo entre universidade e comunidade. Destacam-se ainda a modernização dos currículos acadêmicos, o estímulo à inovação e a valorização das equipes que constroem diariamente o sistema comunitário.

— O Universidade Gratuita é uma das maiores conquistas do nosso governo, e a Acafe tem um papel essencial nesse processo. Continuaremos juntos, fortalecendo a educação superior e garantindo oportunidades para os jovens catarinenses — ressaltou o governador Jorginho Mello.

Além da presidente Marcia Sardá Espindola e do vice-presidente Ricardo Antonio De Marco, tomaram posse para a gestão 2025-2027 os membros dos conselhos deliberativo e fiscal da entidade. A cerimônia também contou com a entrega de uma placa comemorativa, como símbolo de gratidão pela parceria no programa Universidade Gratuita, ao governador, à secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta, e à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

(Texto com informações da Acafe e da Ascom do Governo de Santa Catarina)

 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.