Psicólogo de Comunidade Terapêutica São Francisco faz palestra para estudantes da Unoesc
Acadêmicos do curso de Administração da Unoesc Videira tiveram a oportunidade de compartilhar experiências e adquirir novos conhecimentos, através de palestra que foi ministrada pelo psicólogo Pedro Couto, um dos diretores da Comunidade Terapêutica São Francisco, entidade pública e sem fins lucrativos, que atua na recuperação de dependentes químicos. Psicólogo de formação e especialista em […]
Publicado em 07/05/2015
Por
Acadêmicos do curso de Administração da Unoesc Videira tiveram a oportunidade de compartilhar experiências e adquirir novos conhecimentos, através de palestra que foi ministrada pelo psicólogo Pedro Couto, um dos diretores da Comunidade Terapêutica São Francisco, entidade pública e sem fins lucrativos, que atua na recuperação de dependentes químicos.
Psicólogo de formação e especialista em dependência química, o palestrante afirma que descobriu por meio dessa iniciativa, que era um empreendedor social e sente-se orgulhoso por isso. No encontro, o profissional expôs lições de empreendedorismo social para os alunos, apontando as dificuldades e desafios para manter a comunidade em pleno funcionamento.
Um dos principais articuladores para implantação da Comunidade Terapêutica, Pedro Couto, acredita que a base para desenvolvimento deste tipo de projeto são as redes de relacionamento que cada ser ou entidade desenvolve.
— Não seria possível para um empreendimento social operar, senão por meio de parcerias e ajuda de todos. Outro ponto chave para se desenvolver projetos sociais é ter conexão e empatia com as realidades sociais que enfrentamos— finaliza.
A atividade compreendeu uma série de estudos e práticas realizadas no curso de Administração da Unoesc Videira sobre empreendedorismo. Para o professor Luiz Felipe Torcatto Zanella, a interação com os empreendedores é fundamental para que os acadêmicos entendam os conceitos e façam as associações necessárias para chegar a um aprendizado efetivo.
— Muito nos honra receber pessoas que realmente promovem o empreendedorismo em nossa comunidade— afirmou Zanella.
Comunidade Terapêutica São Francisco
Fundada em 20 de Janeiro de 2010, a comunidade é constituída sob a forma de associação, e tem como missão o tratamento de alcoolismo e outras drogas, bem como a reinserção social, mercado de trabalho e prevenção a recaídas, de homens e mulheres; sendo sua missão “Criar e proporcionar soluções inovadoras que promovam a recuperação da dependência química e a reinserção social dos acolhidos”.
A comunidade presta atendimento a dependentes químicos de maneira gratuita, recebendo as pessoas e através de uma metodologia voltada a esse fim, fornece suporte para que possam enfrentar sua dependência.
A associação está localizada na rua Setembrino Comunelo, nº 150, no bairro Cinquentenário em Videira. Por ser um projeto social, qualquer pessoa física ou jurídica interessada em contribuir com o projeto, pode entrar em contato pelo site:www.ctsaofrancisco.com.br.