Psicologia promove debate sobre educação e saúde nas organizações
Na quinta-feira, 31, o Curso de Psicologia da Unoesc – Campus de São Miguel do Oeste, promoveu em São Miguel e Pinhalzinho a II Jornada de Psicologia Organizacional Unoesc e Instituto de Desenvolvimento Global – IDG e V Jornada de Psicologia Organizacional do IDG. O tema deste ano foi ‘Psicologia Organizacional: Saúde e Educação – interações no […]
Publicado em 04/04/2011
Por
Na quinta-feira, 31, o Curso de Psicologia da Unoesc – Campus de São Miguel do Oeste, promoveu em São Miguel e Pinhalzinho a II Jornada de Psicologia Organizacional Unoesc e Instituto de Desenvolvimento Global – IDG e V Jornada de Psicologia Organizacional do IDG. O tema deste ano foi ‘Psicologia Organizacional: Saúde e Educação – interações no ambiente de trabalho’.
Pela manhã, a programação contou com duas palestras. A primeira tratou da “Motivação de funcionários: Mitos e Verdades’, com relato de caso com aplicação de pesquisa de clima organizacional em empresa de prestação de serviços odontológicos da região Sul e Sudeste do Brasil, com a psicóloga Carla Kerber. A outra palestra abordou a aplicação prática da Psicologia Organizacional com o case da Central de Abastecimento – Ceasa, com a psicóloga Cristiana Schwaizer.
“Nesses dois cases, em especial, podemos destacar que o importante é mostrar fatos contraditórios, que não estão nos livros de Psicologia, como o fato de que nós, psicólogos, não podemos trabalhar na própria empresa da família. O caso que a Cristina trouxe é que podemos sim, trabalhar, desde que se tenha ética, responsabilidade e um bom trabalho profissional. A Carla apresentou outro caso interessante, que foi o fato dela realizar um trabalho que estava nos livros e a empresa não acolheu esse trabalho. Isso é importante para que o aluno entenda que o trabalho depende do profissional, não dos livros, da teoria”, salientou a coordenadora do Curso de Psicologia, professora Lisandra Antunes de Oliveira.
À tarde, a professora Elis Regina Frigeri (graduada em Educação Física – Licenciatura Plena, especialista em Treinamento Desportivo, especialista em Bases Fisiológicas do Treinamento de Força) realizou uma atividade de revitalização. Na sequência, a psicóloga Návia Terezinha Patussi falou sobre ‘Depressão nas Organizações’. O ‘Processo Seletivo nas Organizações’ foi o tema abordado pela professora e psicóloga Sayonara de Fátima Teston. Também houve a participação do advogado Roberto de Correa, que tratou do IDG-Educação e Programa de preparação para aposentadoria.
“A grande questão é o gestor, o empresário, compreender que o psicólogo organizacional vai para essas empresas trazer mudanças para crescimento, e essa mudança ou esse conflito que vai gerar é positivo. Mas a partir do momento que o empresário ver que o psicólogo consegue gerar mudança e trazer ganhos para a organização, ele percebe que o trabalho é fundamental”, destacou a coordenadora.