Projeto Convidados de Dança tem encerramento com participação do bailarino e coreógrafo Ney Leblon
Entre os dias 22 e 23 de outubro aconteceu o último encontro do “Convidados de Dança”, Projeto que faz parte das atividades docentes das disciplinas de Dança e Movimento, frequentadas por acadêmicos do curso de Educação Física da Unoesc Chapecó. A programação foi desenvolvida em seis encontros, na plataforma Moodle Colaboratte ,nos dias 10 e […]
Publicado em 06/11/2020
Por Unoesc
Entre os dias 22 e 23 de outubro aconteceu o último encontro do “Convidados de Dança”, Projeto que faz parte das atividades docentes das disciplinas de Dança e Movimento, frequentadas por acadêmicos do curso de Educação Física da Unoesc Chapecó. A programação foi desenvolvida em seis encontros, na plataforma Moodle Colaboratte ,nos dias 10 e 11 de setembro, 17 e 18 do mesmo mês, finalizando em outubro.
Conforme a organizadora do projeto, professora Sandra Rogéria de Oliveira, a atividade teve como objetivo promover um encontro de amplo conhecimento, aproximando os profissionais, que ao relatarem suas trajetórias, posicionaram os acadêmicos frente ao mercado de trabalho, motivando-os para novas possibilidades em sua área.
Esta última etapa contou com a presença do convidado, bailarino e coreógrafo que se dedica a dança há mais de 45 anos, professor Ney Lelblon, que motivou os alunos a aprender e buscar conhecimento e vivências que agreguem valor na sua profissão. Leblon, fez escola de ballet clássico, jazz, sapateado, dança contemporânea, mas, foi sua vivência na dança de salão que fez escolher esse estilo de dança como foco de sua carreira profissional. Considerado um dos mestres da dança de salão no Rio de Janeiro, foi homenageado por seu trabalho, na tradicional Gafieira Estudantina Musical do Rio de Janeiro, fundada em 1928.
— Olhem para sua profissão como águias, com o olhar do alto — destacou o professor.
Nos dias 10 e 11 de setembro, participaram do projeto, as professoras Vanessa Pescador e Vanessa Raquel Benelli Carlet, ambas formadas em Educação Física que ensinam na Escola de Artes de Chapecó. Vanessa Pescador, é aluna do Mestrado em Educação da Unoesc e desenvolve pesquisa nos processos metodológicos do ensino da dança em espaços de educação não formal. Durante sua fala fez um relato da história e origem das danças urbanas e de sua trajetória profissional, destacando o momento de sua viagem ao Quênia, em busca das raízes africanas das danças urbanas, que aplica em suas aulas.
Já Vanessa Raquel Benelli Carlet, tem formação pelo Ballet Royal, e em suas falas além de pontuar momentos importantes da história do Ballet, destacou seu trabalho com o ballet adulto, muito procurado por mulheres que sonhavam em dançar e que agora realizam esse desejo, como também buscam melhorar a saúde, mental e física.
Outros momentos ricos de aprendizagem aconteceram nos dias 17 e 18 de setembro, com a participação da professora, coreografa e Maryh Zohar que conduziu ao conhecimento das danças árabes e de como esta cultura veio para o Brasil e se expandiu chegando a Chapecó. Maryh é formada em artes visuais, se especializou em dança pela Unoesc, possui sua própria escola de dança em Chapecó a “La Danse Studio Company”. A professora descontruiu alguns dos paradigmas e conceitos errôneos das danças do ventre, mostrando o verdadeiro sentido e significado desta cultura rica em objetos cênicos, que expressam os símbolos e significados, dos rituais sagrados da cultura árabe.
— Fica nossa Gratidão aos nossos convidados que brilharam e deixaram suas marcas em nossas aulas, motivando-nos, para novas práticas de dança na Unoesc — finaliza a professora Sandra.
* Informações Ascom Unoesc Chapecó