Projeto Cinearte é prorrogado até o dia 22
Quase duzentas crianças assistem a cada uma das duas sessões diárias que vêm ocorrendo desde o dia 1º de outubro Foi prorrogada até o dia 22 de outubro, a primeira edição do Projeto Cinearte, realizado pela Unoesc, Campus Aproximado de Campos Novos, com a parceria de empresas e prefeituras dessa região. Desde o dia 1º, […]
Publicado em 15/10/2009
Por
Quase duzentas crianças assistem a cada uma das duas sessões diárias que vêm ocorrendo desde o dia 1º de outubro
Foi prorrogada até o dia 22 de outubro, a primeira edição do Projeto Cinearte, realizado pela Unoesc, Campus Aproximado de Campos Novos, com a parceria de empresas e prefeituras dessa região. Desde o dia 1º, cerca de 2,2 mil crianças já assistiram a clássicos do cinema infantil gratuitamente, em sessões apresentadas no Auditório da Unoesc Campos Novos.
O projeto, idealizado pelo diretor geral do Campus Aproximado, José Fabrício Melo, tem como objetivo oferecer mais opções de cultura e lazer para as crianças da região e colaborar para a integração entre a universidade e a comunidade regional. De acordo com a avaliação do idealizador, esse objetivo está sendo alcançado, se não superado: o projeto seria encerrado nesta quinta e foi estendido pela segunda vez em decorrência da grande procura por parte das escolas e da comunidade em geral.
São realizadas duas sessões por dia – uma pela manhã e outra à tarde. Até quinta-feira da semana passada, pelo menos 120 crianças assistiam aos filmes exibidos em cada apresentação. Na sexta-feira seguinte, foi necessário abrir uma terceira sessão já que o público era muito grande. Por isso, a partir da última segunda-feira, o auditório foi organizado de forma a acomodar 190 crianças a cada filme e assim manter apenas duas sessões diárias, o que fica de acordo com as disponibilidades de horários do campus.
A maioria das crianças que assistem aos filmes vão com os professores do colégio, de cursos ou de grupos, como um grupo de escoteiros que terá uma sessão especial neste sábado. Os responsáveis pelas turmas agendam o dia e turno em que levarão seus alunos, mas os pais que desejarem levar seus filhos podem fazê-lo, já que a cada apresentação são reservados alguns lugares para quem não agendou.
Para a primeira edição do Cinearte, a Unoesc tem o apoio das prefeituras municipais de Campos Novos, Barracão, Zortéa, Celso Ramos e Brunopólis, além de empresas dessas regiões. Para 2010, a intenção da universidade é incluir peças teatrais e shows adequados à faixa etária do público a que se destina o Cinearte, por isso buscará mais parcerias para o seu desenvolvimento.
O idealizar conta que muitas empresas já estão procurando a Unoesc com o objetivo de firmar parcerias para o 2º Cienarte, o que é mais um demonstrativo do grande sucesso que o evento está tendo. “A ideia do Cinearte é resgatar o cinema, que foi uma vivência tão importante na nossa infância e hoje tem pouco espaço na região”, reforça José Fabrício.