Página inicial O que acontece Programa Jovem Aprendiz da Unoesc marca presença na Audiência Pública sobre o combate ao trabalho infantil
Notícia Inserção Social Joaçaba

Na tarde dessa quarta-feira (12), representantes da Unoesc estiveram, em nome do “Programa Jovem Aprendiz da Unoesc”, participando da Audiência Pública “Aprendizagem Profissional Como Ferramenta de Combate ao Trabalho Infantil e Desenvolvimento de Novos Talentos”, que aconteceu no Teatro Alfredo Sigwalt, em Joaçaba. O encontro foi promovido pela Justiça do Trabalho de Joaçaba, representado pela Doutora Lisiane Vieira, pelo Ministério Público do Trabalho, representado pela Doutora Juliana Lima de Brito, da Procuradoria do Trabalho no Município de Joaçaba, e pelo procurador Doutor Marcelo Goss Neves, por meio do “Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem”.

Participaram do evento empresários, aprendizes, famílias e autoridades locais e regionais, bem como várias entidades qualificadoras de programas de aprendizagem, como, por exemplo, a Unoesc. A atividade contou com a apresentação de dados sobre os casos relacionados ao trabalho infantil e cases de projetos voltados ao estímulo da capacitação de jovens aprendizes.

A juíza da Vara do Trabalho, Doutora Lisiane Vieira, assim como demais representantes do Ministério Público, ressaltaram a diferença entre trabalho infantil e aprendizagem profissional e orientaram os presentes sobre como fomentar ações que insiram o jovem no mercado de trabalho sem infringir a lei. Ainda durante a Audiência Pública, além de cases de empresas, alguns dos participantes do Programa Jovem Aprendiz da Unoesc relataram sobre o que estão vivenciando e suas expectativas em relação ao Programa.

Os aprendizes da Unoesc, ao final da palestra, foram cumprimentar e conversar com a Doutora Lisiane e os procuradores do trabalho, demonstrando interesse pelo tema.

— Foi um momento de muito aprendizado para os jovens, compreendendo em que contextos eles estão inseridos – relata a coordenadora pedagógica do Programa, que esteve acompanhando os aprendizes da Unoesc, professora Vânia Cruber,

O reitor da Unoesc, professor Ricardo Antonio De Marco, fez parte da mesa de honra do evento e destacou a importância da soma de esforços entre as entidades para que os jovens possam se qualificar e adentrar no mercado de trabalho.

— Buscamos, com o Programa Jovem Aprendiz, promover o crescimento pessoal e profissional dos jovens contribuindo com as empresas e com o desenvolvimento regional. Parabenizamos os organizadores desta audiência pela iniciativa, fomentando ações que podem mudar o cenário atual — comentou Ricardo.

Já o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc, Kurt Schneider, reforça que a Universidade está aberta para novos projetos dentro da área da aprendizagem, voltando-se para essa dimensão da profissionalização.

O Programa Jovem Aprendiz está disponível nos campi de Joaçaba, Capinzal, Campos Novos e Videira. Podem participar jovens de 14 a 24 anos, que não tenham contrato formal de trabalho. Outro requisito é estar cursando o ensino regular, a partir do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, ou já ter concluído o Ensino Médio.

— Este é um programa pioneiro e participar de um evento dessa natureza, só reforça o compromisso da Unoesc, demonstrando que nossa Universidade está atenta à profissionalização dos jovens. Agradecemos à Justiça do Trabalho de Joaçaba pela oportunidade — finalizou a coordenadora do Programa Jovem Aprendiz da Unoesc, professora Marcia Marcondes Diniz de Freitas.