Programa Alfabetização Regional realizou atividades em Xaxim
O programa Alfabetização Regional, do Campus de Xanxerê, esteve no município de Xaxim, no sábado, para desenvolver uma programação especial. Coordenadores de projetos e acadêmicos-bolsistas dos cursos de Licenciatura em Letras, Pedagogia e História, do Campus de Xanxerê – cerca de 40 pessoas -, estiveram na EEB Gomes Carneiro desenvolvendo oficinas com os alunos de […]
Publicado em 24/10/2011
Por
O programa Alfabetização Regional, do Campus de Xanxerê, esteve no município de Xaxim, no sábado, para desenvolver uma programação especial.
Coordenadores de projetos e acadêmicos-bolsistas dos cursos de Licenciatura em Letras, Pedagogia e História, do Campus de Xanxerê – cerca de 40 pessoas -, estiveram na EEB Gomes Carneiro desenvolvendo oficinas com os alunos de ensino fundamental da escola.
As três oficinas (Contação de Histórias – os Clássicos na Sala de Aula, Exposição Histórica – o trabalho no Oeste catarinense e Festa das Letras) aconteceram durante a manhã, em três horários diferentes. Assim, na primeira oficina, os alunos ouviram cinco histórias infantis, contadas por personagens caracterizados. Na segunda, houve exposição digital de fotos desde 1930, retratando como eram realizados alguns processos humanos antigamente. Por fim, também envolvendo dramatização, os alunos acompanharam explicações de como surgiu a História das Letras.
Segundo os coordenadores dos projetos, professores André Luiz Onghero, Rosiclei Brandalise de Vicentini e Neli Aparecida Gai, a atividade de extensão universitária objetivou socializar as experiências dos projetos que compõem o Programa Alfabetização Regional.
O Alfabetização Regional deverá realizar outros eventos semelhantes em outras escolas da região nos próximos meses.