Profissionais renomados marcam presença na Semana das Engenharias
Aconteceu de 12 a 15 de setembro, na Unoesc Videira, a Semana das Engenharias. O evento foi realizado pelos cursos de Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia Química e Engenharia de Alimentos, contando com a colaboração do CREA Júnior, que é um grupo de estudantes de Engenharia, criado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina, para promover a […]
Publicado em 21/09/2016
Por Unoesc
Aconteceu de 12 a 15 de setembro, na Unoesc Videira, a Semana das Engenharias. O evento foi realizado pelos cursos de Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia Química e Engenharia de Alimentos, contando com a colaboração do CREA Júnior, que é um grupo de estudantes de Engenharia, criado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina, para promover a inter-relação entre os universitários da área.
Foram seis palestras com temas como segurança do trabalho; mobilidade acadêmica e processos oxidativos avançados; produção de cerveja artesanal e processos fermentativos; cadeia produtiva de laticínios e a importância da empresa Tirol na economia regional; caracterização do aquífero Serra Geral e qualidade da água subterrânea na região do Vale do Rio do Peixe e Meio-Oeste de Santa Catarina; e o papel do engenheiro na indústria. Palestrantes de renome estiveram durante as três noites expondo e debatendo tais assuntos.
A necessidade de atualização profissional, falar fluentemente um segundo idioma, ser um profissional generalista e ético, mobilidade acadêmica e segurança no trabalho foram a tônica central na noite de abertura, com as palestras do professor doutor Petrick Anderson Soares e o engenheiro florestal Jackson Jardinski.
Outros assuntos pertinentes, como produção de cerveja artesanal, foi o tema trabalhado por Fernanda Meybon Machado, engenheira química da Universidade Federal de Santa Catarina, que aproveitou para destacar a competitividade, o respeito e o espaço que a mulher vem conquistando no mercado profissional atualmente.
Já o professor Maicon Spada, que discorreu sobre a cadeia produtiva de laticínios e a importância da empresa Tirol na economia regional, ressaltou que o futuro profissional da engenharia precisa descobrir qual sua aptidão para tirar o melhor de si e realizar-se profissional e socialmente.
— O engenheiro precisa ser criativo e corajoso, tem que estar sempre à frente e lutar para conquistar o seu espaço no mercado de trabalho. Analisei pessoas de sucesso dentro das organizações e percebi que são profissionais que enfrentaram dificuldades, que vêm de culturas diversas, mas que venceram pela coragem e pela criatividade. Isso serviu de exemplo para minha vida profissional — exemplificou o também palestrante da semana, Edson Luiz Otto, supervisor industrial da BRF.
Na mesma noite, Sérgio Benjamin Baggio trouxe um panorama sobre os aquíferos Guarani e Serra Geral. Ele também alertou o público presente sobre a importância da ética na profissão e de procurar ser o melhor sempre e não se importando com o que os outros vão exigir, porque quando se dedica ao máximo naquilo que faz, automaticamente já estará saindo na frente.
Além dos acadêmicos das áreas das engenharias, participaram do encontro estudantes de outros cursos, profissionais da área, professores e demais interessados. O evento contou com a colaboração das empresas BRF e Tirol durante o coffee break.
Para os professores Andrei Goldbach, Maria Rita Chaves Nogueira e Carla Suntti, coordenadores dos cursos de Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia de Alimentos e Engenharia Química da Unoesc Videira, a Semana foi coroada de êxito. Elas destacaram o nível das palestras, a participação do público e, acima de tudo, o conhecimento trazido pelos palestrantes, que é de grande relevância para a formação dos futuros engenheiros, podendo relacioná-lo ao conteúdo recebido em sala de aula.