Página inicial O que acontece Profissionais do TJ do Maranhão integram grupo de estudos e pesquisas do PPGD da Unoesc
Graduação Doutorado Chapecó

Profissionais do TJ do Maranhão integram grupo de estudos e pesquisas do PPGD da Unoesc

Profissionais do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) passaram a compor os Grupos de Estudos e Pesquisa (GEP´s) do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Unoesc. Nessa fase, os doutorandos/as iniciam a organização em torno das linhas de pesquisa propostas pela instituição, cuja abordagem se concentra no estudo e na pesquisa de teorias, problemas e […]


Profissionais do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) passaram a compor os Grupos de Estudos e Pesquisa (GEP´s) do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Unoesc. Nessa fase, os doutorandos/as iniciam a organização em torno das linhas de pesquisa propostas pela instituição, cuja abordagem se concentra no estudo e na pesquisa de teorias, problemas e mecanismos de efetivação de direitos fundamentais.

O curso stricto sensu, iniciado em fevereiro deste ano, terá duração de 48 meses. Em cinco meses de aulas, os discentes estudaram as Teorias da Justiça e Direitos Fundamentais, Teorias da Democracia e Direitos Fundamentais, além das disciplinas básicas de linha e da série de Seminários Avançados de Pesquisa e Produção Intelectual em Rede.

Cooperação Técnica

A iniciativa é resultado de Acordo de Cooperação Técnico-Científico entre TJMA, Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA) e a Unoesc, possibilitando o acesso e a permanência de 13 discentes do quadro do Judiciário maranhense, com parte dos custos financiados pelo Tribunal, conforme o Edital 53/UNOESC-R/2020 e a Portaria ESMAM 20/2020.

Parte dos doutorandos/as concentra-se em estudos relacionados aos Direitos Fundamentais Civis, com ênfase às liberdades individuais e bens civis no contexto da revolução tecnológica, da economia do conhecimento e da democracia. Outros pesquisadores elegeram como área de interesse os Direitos Fundamentais Sociais, cujas pesquisas contemplarão as relações de trabalho, o direito à saúde, assistência e previdência social, à educação, à moradia e a outros direitos correlatos.

Aulas para acadêmicos da Graduação em Direito

Também nessa fase, como parte do componente curricular de Argumentação Jurídica, os doutorandos/as ministram aulas para acadêmicos da graduação em Direito da Unoesc, sob a condução do professor Robison Tramontina, coordenador do Programa de Pós – Graduação em Direito. “A presença dos doutorandos/as magistrados/as em sala de aula realiza, efetivamente, o intercâmbio necessário entre a academia e o Poder Judiciário”, destaca.

No mês de maio, os juízes Fábio Gondinho e Arthur Gustavo Azevedo ministraram aulas no sexto período, sobre os temas “O dever constitucional de motivação e os modelos decisórios” e “O Fundamento das decisões judiciais e seus conflitos”, respectivamente.

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito, professor Robison Tramontina, ressalta que o Acordo de Cooperação Técnico-Científico entre TJMA, Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA) e a Unoesc é de suma importância para as instituições envolvidas. 

— Além da qualificação profissional dos profissionais do Judiciário Maranhaense, o acordo possibilita o intercâmbio entre a perspectiva acadêmica e a ótica profissional, a  produção de pesquisas jurídica e socialmente relevantes e a consolidação da Unoesc, por intermédio do PPGD, como referência nacional de ensino e pesquisa em direitos fundamentais — afirma.

 

*Texto com informações Ascom ESMAM

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.