Professores participam de Fórum de Bacias Hidrográficas
Na última semana, os professores Ricardo Marcelo de Menezes e Dirceu Scaratti, que ocupam as funções de presidente e secretário executivo do Comitê Rio do Peixe, participaram do Fórum Catarinense de Bacias Hidrográficas. O encontro, realizado no Centro de Treinamento da Epagri em Campos Novos, foi promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável e […]
Publicado em 10/10/2012
Por
Na última semana, os professores Ricardo Marcelo de Menezes e Dirceu Scaratti, que ocupam as funções de presidente e secretário executivo do Comitê Rio do Peixe, participaram do Fórum Catarinense de Bacias Hidrográficas. O encontro, realizado no Centro de Treinamento da Epagri em Campos Novos, foi promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável e reuniu representantes dos 16 comitês existentes no Estado.
Segundo o professor Ricardo, o encontro serviu para reativar o Fórum, que estava inativo há alguns anos, para discutir algumas ações que estão ocorrendo no SC Rural (programa possui recursos do Banco Mundial para melhor desenvolver a gestão dos recursos hídricos, que deve se dar principalmente por meio dos comitês de bacias), para socializar situações comuns a todos os comitês e para discutir as atividades previstas por essas entidades para o ano de 2013.
– Em 2012 tivemos um seminário e um fórum, que discutiram questões como a outorga do uso da água e o saneamento básico na região da bacia hidrográfica do Rio do Peixe. Estamos realizando 26 oficinas que envolvem alunos do Ensino Médio e ações junto aos municípios, sendo que estas últimas buscam sensibilizar sobre a necessidade de estruturação em relação aos recursos hídricos – conta o presidente do Comitê Rio do Peixe, dizendo que as ações de 2013 ainda estão sendo planejadas.
O Fórum
Instância colegiada composta pelos comitês de Bacias Hidrográficos legalmente instituídos no âmbito dos Sistemas Estadual e Nacional, o Fórum Catarinense de Bacias Hidrográficas tem como objetivo articular a implementação, a integração e a gestão dos Comitês de Bacias Hidrográficas em nível estadual. Quando necessário, o Fórum também atua no nível federal para o fortalecimento dos comitês como integrantes do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos, de forma descentralizada, integrada e participativa.
Comitê da Bacia do Rio das Antas
A Unoesc também está representada no Comitê da Bacia do Rio das Antas. O presidente desse comitê é o professor Alessandro Tiesca, do Campus de São Miguel do Oeste.