Professores da Unoesc participam de formação sobre a metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas
Publicado em 27/03/2023
Por Unoesc

No dia 23 de março, 45 professores da Unoesc, dos diversos campi, participaram de uma formação com o objetivo de capacitá-los para a aplicação de metodologias ativas e que teve como tema a metodologia “Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning – PBL)”, em que os estudantes aprendem os conceitos e definições a partir da solução de problemas. A atividade aconteceu de forma presencial na Unoesc Joaçaba e terá uma segunda etapa no dia 13 de abril.
A capacitação foi organizada pelo Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) levando em consideração que o campo do ensino superior enfrentou enormes mudanças nas últimas três décadas as quais cobram que dirigentes, coordenadores e professores busquem constantemente formação para suprir as exigências dessas transformações, em especial, as oriundas das inovações tecnológicas e das mudanças decorrentes do campo produtivo.
De acordo com a coordenadora do NAP, professora Elisabeth Hafner Facin, as oficinas cumprem com um dos propósitos da Unoesc de formação qualificada do seu quadro de docentes e garante, por meio da formação continuada, sanar as dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem.
— O novo cenário educacional desestabiliza as formas tradicionais de entendimento do ensino superior e força mudanças e renovações. Um dos caminhos é a reelaboração, revisão e mudanças nas estratégias de ensino para atender a novos perfis de estudantes e às demandas originadas da sociedade da informação e da economia do saber. O aspecto formativo dos professores torna-se um dos elementos centrais e, neste contexto, investir na formação continuada de professores, principalmente com enfoques como esse do PBL, é retorno certo na qualidade e na melhoria da aprendizagem para os estudantes — comentou.
*Texto: Alessandra de Barros/Assessora de Imprensa Unoesc Joaçaba