Página inicial O que acontece Professoras e acadêmicos da Unoesc apresentam projeto para revitalização do Parque Palmital
Graduação Chapecó

Professoras e acadêmicos da Unoesc apresentam projeto para revitalização do Parque Palmital

Em Abril, as Arquitetas e Urbanistas Marcia Regina Sartori Damo e Queila Ramos Giacomin professoras do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc Chapecó, iniciaram um projeto de revitalização do Parque Ângelo Sartori, mais conhecido como Parque Palmital, juntamente com os acadêmicos Gabriel Augusto Rodighero, Vanessa de Cesaro, Bianca Decontti, Larissa Menegatti, Ana Caroline Pituco, Vanessa Regoso e Milena Triches […]


Em Abril, as Arquitetas e Urbanistas Marcia Regina Sartori Damo e Queila Ramos Giacomin professoras do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc Chapecó, iniciaram um projeto de revitalização do Parque Ângelo Sartori, mais conhecido como Parque Palmital, juntamente com os acadêmicos Gabriel Augusto Rodighero, Vanessa de Cesaro, Bianca Decontti, Larissa Menegatti, Ana Caroline Pituco, Vanessa Regoso e Milena Triches Knop.

O Parque Palmital localizado em Chapecó possui aproximadamente 44 mil metros quadrados com uma vasta área verde. Na ocasião para a proposta de revitalização, as professoras realizaram um diagnóstico da área, onde identificou-se que alguns espaços se encontravam ociosos e outros precisavam de reformas para um melhor uso pela população. A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Marcia Regina Damo afirma que houve um grande trabalho de campo envolvendo também conversas com os moradores para levantar as necessidades do local.

— A partir do levantamento de campo e comunicação com os moradores, achamos necessário revitalizar todas as áreas de uso comum: playground, academia ao ar livre, proposição de um play para pets, a caldeira a vapor e também  consideramos reformar o monumento existente no parque, a escultura feita pelo Artista Plástico Gentil Zanchet em homenagem a Sr. Ângelo Sartori, que foi o doador desta área que hoje é área destinada ao parque — comenta.

Faz parte do projeto a reforma da pavimentação dos caminhos, criação de conexão com a APAE, reforma da quadra esportiva e do pórtico de entrada, construção de nova edificação para a cancha de bocha, novos banheiros, mobiliários urbanos e paisagismo adequado para atender as necessidades da população. O projeto foi entregue à prefeitura no dia 30 de setembro de 2020 e apresentado à associação de moradores na Prefeitura Municipal contemplando todos os detalhamentos paisagísticos, urbanísticos e orçamentários necessários para aprovação nos órgãos competentes. 

— Foi um marco para o curso de arquitetura e urbanismo, porque envolveu acadêmicos no desafio da realização de um projeto tão grandioso e que visa beneficiar a comunidade — finaliza a Professora, Marcia Regina Damo.

Atividades como esta, fazem parte do portfólio dos programas mantidos pelo PontoZero com o objetivo de fortalecer a relação com as empresas do setor público e privado.

 

*Texto com a colaboração da Professora Marcia Regina Damo

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.