Página inicial O que acontece Professora e estudante da Unoesc apresentam pesquisas em congresso científico na USP
Notícia Pesquisa Xanxerê

Professora e estudante da Unoesc apresentam pesquisas em congresso científico na USP


A professora Angelica Madela e a estudante Manuela Maia Zanela, do curso de Educação Física da Unoesc Xanxerê, participaram do “24º Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (Conbrace)” e do “11º Congresso Internacional de Ciências do Esporte (Conice)”, realizado de 1º a 6 de setembro, na Universidade de São Paulo (USP). O evento é promovido pelo Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) e é considerado o maior da área no Brasil, reunindo professores, pesquisadores e estudantes de diversas universidades, além de representantes do Uruguai, Argentina, Chile e Colômbia.

A participação nesta edição foi um marco para a trajetória acadêmica e científica da professora e da estudante, pois além de disseminar o conhecimento produzido no contexto da Unoesc, proporcionou uma oportunidade de troca de experiências com pesquisadores de referência nacional e internacional.

Na modalidade pôster, foi apresentado o trabalho “Educação Física nos anos iniciais a partir das observações do estágio curricular”, em coautoria com Manuela Maia Zanela, Thiago Kauan Sonaglio da Silva e Angelica Madela. A pesquisa relatou experiências de estágio em escolas municipais, destacando a importância do lúdico nas aulas de Educação Física para o desenvolvimento motor, cognitivo e social das crianças, bem como o papel do planejamento pedagógico alinhado às diretrizes educacionais.

Já na modalidade comunicação oral, a professora apresentou o estudo “As agendas globais e seus impactos: um olhar para a Reforma do Ensino Médio”, em parceria com André Osvaldo Furtado da Silva. O trabalho analisou como políticas educacionais internacionais, especialmente o Global Education Reform Movement (GERM), influenciam a Reforma do Ensino Médio no Brasil, apontando a redução da carga horária de Educação Física e os riscos de enfraquecimento desse componente curricular diante de políticas voltadas às avaliações em larga escala.

Para a professora Angelica, participar do Conbrace é um momento de crescimento e fortalecimento da pesquisa acadêmica.

— Participar do Conbrace é sempre uma experiência transformadora, pois ao mesmo tempo que compartilhamos conhecimentos mobilizados aqui na Unoesc, dialogamos com professores e pesquisadores de diferentes regiões, fortalecendo a formação acadêmica e também profissional. Neste ano, fui acompanhada da estudante Manuela, que pôde apresentar seu trabalho e conhecer um pouco mais do mundo científico na área da Educação Física — destacou Angelica.

Já a estudante Manuela Maia Zanela ressaltou a importância da experiência para sua formação.

Nunca me imaginaria indo ao Conbrace, ainda mais com um trabalho. Foi uma experiência única, com trocas de ideias e relatos de pessoas de diversas regiões que possuem uma bagagem enorme na Educação Física. Foram dias muito importantes para a minha trajetória, principalmente por poder expor um banner com o símbolo da Unoesc, representando nossa Universidade. Voltei com o desejo de seguir para o mestrado e sou muito grata à professora Angelica pelo incentivo e por estar ao meu lado nesse momento tão especial da minha formação — relatou a estudante.

Além das apresentações, o congresso contou com mesas-redondas e debates em torno dos 14 Grupos de Temáticas de Trabalho (GTT), que englobam diferentes perspectivas e desafios atuais da Educação Física.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.