Professora da Unoesc colabora na produção de um Special Issue do Journal Frontiers in Sustainability
A professora da Unoesc, Simone Sehnem, juntamente com os professores Susana Carla Farias – FGV, Minele E. Silva – Business School, La Rochelle, (França), Roberto Rivas Hermann – Nord University (Noruega), Luciano Batista – Aston Business School (Inglaterra) e Valentina Schmitt – Universidad of Lima (Peru), foram responsáveis por elaborar o editorial de um “Special […]
Publicado em 21/03/2022
Por Unoesc
A professora da Unoesc, Simone Sehnem, juntamente com os professores Susana Carla Farias – FGV, Minele E. Silva – Business School, La Rochelle, (França), Roberto Rivas Hermann – Nord University (Noruega), Luciano Batista – Aston Business School (Inglaterra) e Valentina Schmitt – Universidad of Lima (Peru), foram responsáveis por elaborar o editorial de um “Special Issue” da Revista Internacional Journal Frontiers in Sustainability.
A edição especial contempla modelos de negócios circulares e estratégias para negócios sustentáveis e cadeias de suprimentos inovadoras. O conceito de economia circular surgiu recentemente como um objetivo político, em um contexto de aumento dos preços dos recursos e das alterações climáticas.
Conforme explica a professora, no modelo econômico circular, os resíduos tornam-se um recurso a ser recuperado e reavaliado por meio da reciclagem e reutilização. Nesse contexto, cinco modelos de economia circular estão surgindo e se espalhando rapidamente nas organizações, são eles: cadeias de suprimentos circulares, recuperação e reciclagem, extensão do ciclo de vida do produto, plataformas de compartilhamento e produto como serviço. As empresas que desejam adotar esses modelos circulares terão que desenvolver novos modelos de negócios em detrimento do pensamento linear. Tais modelos ajudam as empresas a melhorar a diferenciação, reduzindo custos, gerando novas receitas, reduzindo riscos e o impacto no fornecimento de recursos virgens.
— A adoção desses cinco modelos de negócios circulares cresceu substancialmente na última década, embora ainda existam muitas perspectivas de mudança. Inicialmente, a inovação por meio do modelo de negócios circular foi impulsionada por startups. Agora, grandes multinacionais estão fazendo movimentos grandiosos bem ilustrados por um estudo conjunto da Accenture e do Pacto Global das Nações Unidas, que encontrou um terço dos CEOs globais procurando empregar modelos de economia circular — enfatiza Simone.
Durante a produção do editorial, os pesquisadores foram responsáveis por propor o tema da edição especial do Journal Frontiers in Sustainability, mobilizar pesquisadores do mundo inteiro para submeterem seus papers ao journal, avaliá-los, selecionando os melhores, incentivarem as pessoas a pagarem a taxa de publicação, já que se trata de um journal pago, elaborar o editorial da revista e divulgar os resultados na sociedade científica.
Para Simone, poder participar de uma atividade como esta é de grande importância pela visibilidade, impacto, internacionalização, parcerias, redes e notabilidade na comunidade científica internacional.
— Ao tornar-se notável você passa a ser convidado para palestras, eventos, liderar atividades científicas, para parcerias, etc. — finaliza a professora.
Acesse a revista.