Professor surdo ministra aula para estudantes de Medicina da Unoesc Joaçaba
Publicado em 13/09/2024
Por Imprensa Unoesc
Estudantes da segunda fase do curso de Medicina da Unoesc Joaçaba participaram, na noite dessa quinta-feira (12), de uma aula com o professor Mestre Ricardo Heberle, do Colégio Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ele é surdo e compartilhou a sua trajetória pessoal e profissional.
A atividade, vinculada ao componente de “Língua Brasileira de Sinais (Libras)”, foi organizada pela professora Mara Regina Heberle. O objetivo, através do contato dos estudantes com o professor surdo, foi trabalhar, na prática, a comunicação e o vocabulário em Libras.
— A presença do Ricardo foi importante, contribuindo na formação de profissionais habilitados a compreender a Libras, tornando-os capazes de auxiliar as necessidades das pessoas que a utilizam como sua primeira língua — ressalta a professora Mara Regina Heberle, acrescentando que o momento também proporcionou uma reflexão sobre as práticas inclusivas.
O professor Ricardo Heberle mostrou que a pessoa surda, por meio da Libras, pode desenvolver integralmente todas as suas possibilidades cognitivas, afetivas e emocionais, permitindo sua inclusão e integração na sociedade. Ele também abordou a importância da linguagem para o processo de socialização.