Prêmio Caduceu de Ouro condecora acadêmicos de Ciências Contábeis da Unoesc Joaçaba
Uma noite de gala na qual, o conhecimento, o ensino e pesquisa, estiveram presentes e foram protagonistas. Assim, foi a premiação da 1ª Edição do Prêmio “Caduceu de Ouro”, realizado pelo curso de Ciências Contábeis da Unoesc Joaçaba, que aconteceu na sexta-feira, dia 26, de maneira presencial, no Auditório Jurídico. – O prêmio é uma […]
Publicado em 29/11/2021
Por Unoesc
Uma noite de gala na qual, o conhecimento, o ensino e pesquisa, estiveram presentes e foram protagonistas. Assim, foi a premiação da 1ª Edição do Prêmio “Caduceu de Ouro”, realizado pelo curso de Ciências Contábeis da Unoesc Joaçaba, que aconteceu na sexta-feira, dia 26, de maneira presencial, no Auditório Jurídico.
– O prêmio é uma iniciativa do curso de Ciências Contábeis, da Unoesc com a cooperação do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), visando a valorização de acadêmicos e a divulgação de trabalhos de ensino e pesquisa durante o percurso acadêmico, além do incentivo aos acadêmicos de inscrever seus trabalhos, posteriormente, em prêmios universitários e participação de congressos e seminários científicos – comentou o professor André Carlos Einsweiller, idealizador do prêmio.
A premiação também contou com a presença da Presidente do CRC/SC Rubia Albers Magalhães, de maneira on-line, na qual destacou a importância do prêmio. Segundo ela, a iniciativa visa fomentar a produção acadêmica dos futuros profissionais da contabilidade e também destaca que enquanto presidente do CRC/SC, sempre procura incentivar que os contadores busquem o aperfeiçoamento e um caminho contínuo de atualização profissional.
Na sequência, a diretora de Graduação Liliane Simara Fernandes, destacou o trabalho que é realizado no curso de Ciências Contábeis, no qual comenta que a profissão do contador é tão importante quanto qualquer outra e como o mercado de trabalho necessita de profissionais qualificados. Além disso, ponderou o movimento que o curso faz com o CRC/SC, Receita Federal e parceria com inúmeras empresas para se desenvolver um trabalho de excelência no curso.
Além disso, o evento contou com a participação de alguns professores do corpo docente do curso: professores Eduardo Rigo, Marcio Roberto Piccoli e Reginaldo Aparecido de Oliveira.
Para concorrer ao prêmio era necessário estar regularmente matriculado na disciplina de Estágio Supervisionado II e/ou Trabalho de Conclusão de Curso I e II, do curso de Ciências Contábeis da Unoesc Joaçaba. Sendo que os alunos concorreram em duas categorias, são elas: categoria Estágio Supervisionado e categoria Artigo Científico.
Na categoria Estágio Supervisionado, o trabalho acadêmico na área do ensino deveria apresentar resultados de estruturação, operacionalização, contabilização e apresentação de resultados econômicos, financeiros e gerenciais na simulação de empresa de acordo com diversos ramos e segmentos empresariais. Os trabalhos da Categoria Estágio Supervisionado foram julgados e avaliados de acordo com a média semestral da disciplina. Confira os vencedores da categoria:
1º lugar, com a média 9,7: Jessica Boesing E Gabriele Moura, com o trabalho: Indústria de Água Mineral Jg Ltda.
2º lugar, com a média 9,4: Alex Alves Fardo E Cleiton Thiago Cordeiro, com o trabalho: Ac Indústria e Comércio de Semijoias Ltda
3º lugar, com a média 9,2: Adani de Sordi e Ana Paula Aparecida Vargas da Silva, com o trabalho: Anpl Cordas Ltda.
Na categoria Artigo Científico, o trabalho acadêmico na área da pesquisa deveria apresentar resultados sucintos de uma pesquisa científica realizada na área da contabilidade, podendo este ser enquadrado nas seguintes áreas temáticas: Atuárias; Auditoria e Perícia; Contabilidade Financeira; Controladoria e Contabilidade Gerencial; Contabilidade Governamental e Terceiro Setor; Educação e Pesquisa em Contabilidade; Tributos; Tópicos Especiais em Contabilidade; Empreendedorismo e Inovação.
Os trabalhos da Categoria Artigo Científico foram julgados e avaliados por uma banca avaliadora composta por três professores doutores da UNOESC, sendo eles: Prof. Fabio Lazzarotti, Prof.ª Graciele Tonial e Prof.ª Tania Nodari, os quais foram escolhidos pela Comissão Central Organizadora (CCO). Para assegurar a integridade da avaliação foi tomado todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores, sendo que cada trabalho recebeu um número, mantendo uma avaliação cega dos trabalhos. A classificação final de cada trabalho se deu pela média de notas das avaliações de dois professores julgadores por trabalho. Confira os vencedores da categoria:
1º lugar, com a média 9,7: Bárbara Zamarki e Estéfani Picinatto, com o trabalho: Influência da Habilidade Gerencial no Custo da Dívida em empresas listadas na B3.
2º lugar, com a média 9,5; Jessica Boesing e Gabriele Moura, com o trabalho: Influência da Conexão Política e da Governança Corporativa no Gerenciamento de resultados por decisões operacionais em empresas listadas na B3.
3º lugar, com a média 9,2: André Zarpellon e Fernando Favetti, com o trabalho: Análise dos determinantes dos Honorários de auditoria Independente nas empresas listadas na B3.
A coordenadora do Curso de Ciências Contábeis e Administração, professora Ardinete Rover ainda aproveitou o momento para parabenizar os acadêmicos da turma 2021/2 que foram aprovados na 1ª ou 2ª Edição do Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade, de 2021, que garante o registro profissional na categoria. Nas duas edições deste ano, foram 13 acadêmicos da Unoesc Joaçaba inscritos na prova, sendo destes 9 aprovados, o que equivale a 69,23% de aprovação, acima da média nacional que é de 20% e da média do Estado de Santa Catarina de 25,36%.
— Nossos parabéns aos aprovados. Certamente, o esforço e dedicação valeram a pena para alcançar mais este objetivo – destaca a coordenadora.