PPGEd realizará fórum sobre Políticas Educacionais em contexto de racionalidade neoliberal no dia 28
Publicado em 21/03/2023
Por Unoesc

Um espaço de estudos e debates acerca de temáticas relacionadas às políticas educacionais contemporâneas. Assim é definido o “Fórum de Estudos temáticos: Políticas Educacionais em contexto de racionalidade neoliberal: tendências, disputas e resistências”, evento organizado pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPDEd) que acontecerá no dia 28 de março, das 8h às 17h, no Auditório D, na Unoesc Joaçaba.
— O fórum está na sua 7ª edição e, até 2020, era organizado por professores. A partir do ano passado, passamos a contar com o protagonismo dos alunos na organização, o que tem sido muito produtivo e oportuniza boas contribuições para a formação de mestres ou doutores — comentou a professora Doutora Neiva Furlin.
O Fórum de Estudos é uma iniciativa da linha de pesquisa “Educação, políticas públicas e cidadania” e é aberto para os estudantes do PPGEd e de licenciatura. O evento é um espaço de socialização de estudos provenientes de pesquisas cuja lista completa pode ser conferida ao final do texto.
— Trataremos, de modo geral, da racionalidade neoliberal que, por sua vez, tem influenciado as políticas educacionais, trazendo impactos que precisam ser refletidos e modificados. Diante disso, serão apresentadas por meio das pesquisas, novas possibilidades e que fogem de padrões/formatos que já existem — comentou o professor Doutor Marcio Giusti Trevisol.
As inscrições para o Fórum podem ser feitas até o dia 22 de março, no site da Unoesc.
— Além do conhecimento acerca dos temas, o Fórum fomenta a realização de parcerias entre os pesquisadores(as). Convidamos a comunidade acadêmica e em geral, que se interessa pelo tema para que prestigie nosso evento — afirmou a doutoranda Micheli Morais que, juntamente com os professores Marcio e Neiva, está atuando na coordenação do Fórum.
Confira os temas do 7º Fórum de Estudos Temáticos
– “Políticas de regulação educacional por resultados e o engendramento de ações que recriam modelos de uma objetividade calcada no produtivismo”.
Doutorando: Maximino Luiz Martinelli.
– “Regulação: teoria e ação do Estado na contemporaneidade”.
Doutorando: Marco André Serigheli
– “O centro de excelência e inovação em políticas educacionais da Fundação Getúlio Vargas e a conformação docente”.
Mestra: Pamela Morais Rodrigues de Freitas
– “Política nacional de avaliação da educação infantil: propostas em disputa”.
Doutoranda: Ana Paula da Motta
– “Opções-político-educacionais no desenvolvimento de avaliações externas por municípios catarinenses: foco nas parcerias público-privadas”.
Mestra: Jerusa Algeri
– “Educação, desigualdades digitais e Covid-19: retrato da realidade de uma escola pública da rede estadual de Santa Catarina”.
Mestre: Adriano França