PPGD da Unoesc Chapecó integra rede nacional de pesquisa em lançamento de obra internacional
Publicado em 28/10/2025
Por Imprensa Unoesc Chapecó
Com dez capítulos que abordam eixos temáticos como a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), cidadania, constituição, democracia, desigualdades sociais, direitos das mulheres e inteligência artificial (IA), a professora permanente do Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) da Unoesc Chapecó, Thaís Janaina Wenczenovicz, lançou o livro “Human Rights under the Global South Perspective” (Direitos Humanos sob a Perspectiva do Sul Global, em tradução literal) em parceria com a professora Lívia Mendes Moreira Miraglia, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e com o professor Paulo Campanha Santana, da Faculdade Mackenzie. A obra, escrita em inglês, foi publicada pela editora espanhola Tirant lo Blanch.
O livro aborda Direitos Humanos, Direitos Fundamentais Sociais e o conceito de Sul Global. De acordo com a professora Thaís, a publicação, organizada por docentes de Programas de Pós-graduação de diversas regiões do Brasil, aproximou-os e incentivou a produção científica em rede, reunindo autores das cinco regiões do país, além da participação de pesquisadores associados.
A temática do Sul Global refere-se a um conjunto de países que, embora localizados em diferentes partes do mundo, compartilham características comuns, como a experiência histórica da colonização e das desigualdades socioeconômicas, além de uma posição mais fragilizada no cenário social global. Para os autores, o termo não se limita a uma definição geográfica, mas expressa também dimensões culturais, políticas, econômicas e sociais que reconhecem o protagonismo dos países em desenvolvimento no contexto internacional.
— Essa diversidade integra variados atores sociais, saberes e metodologias. A obra se propõe a ser uma prática investigativa e educacional que permite que as áreas do conhecimento se complementem, apoiando o aprendizado mútuo e ressignificando a ciência em âmbito nacional e internacional — destaca a professora Thaís.
A publicação conta com o apoio do PPGD da Unoesc Chapecó, do Programa de Pós-graduação em Direito da UFMG, da Faculdade Mackenzie, da Cátedra Brasil-Espanha/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Red de Constitucionalismo Crítico de América Latina (RedCCAL).




