Pós em Gestão de Emergências e Catástrofes inicia aulas em Xanxerê
O Campus de Xanxerê iniciou, na última sexta-feira, mais um curso de Pós-graduação. Em nível de Especialização, o curso de Gestão de Emergências e Catástrofes teve sua aula inaugural com o componente curricular de Eventos Naturais Extremos, Caracterização e Prevenção. O professor Walter Parizotto, capitão do Corpo de Bombeiros de Xanxerê, tratou de conceitos relacionados […]
Publicado em 31/10/2011
Por
O Campus de Xanxerê iniciou, na última sexta-feira, mais um curso de Pós-graduação.
Em nível de Especialização, o curso de Gestão de Emergências e Catástrofes teve sua aula inaugural com o componente curricular de Eventos Naturais Extremos, Caracterização e Prevenção. O professor Walter Parizotto, capitão do Corpo de Bombeiros de Xanxerê, tratou de conceitos relacionados aos desastres e à classificação e prevenção dos desastres naturais.
Ao longo do curso, que terá 360 horas, os alunos cursarão 11 disciplinas, todas focadas no objetivo de proporcionar os conhecimentos e as metodologias relacionados aos aspectos do planejamento territorial e do manejo ambiental, correlacionando-os com a gestão de riscos visando à prevenção, à mitigação de desastres e à reestruturação de áreas atingidas por eventos naturais extremos.
Segundo a coordenação do curso, a relevância dos estudos propostos por essa Pós-graduação está relacionada à situação de que a região Sul do país, e de forma especial o estado de Santa Catarina, tem sido severamente atingida por eventos naturais extremos que periodicamente evoluem para desastres naturais com enormes perdas materiais e eventualmente humanas. Assim, promover o curso atende a um importante compromisso social da Universidade.