Pedágio mobiliza população de Capão Alto contra o uso de drogas
Na terça-feira (5), a Equipe Técnica e Social da Unoesc de Anita Garibaldi e a Baesa – Energértica Barra Grande S.A, que presta assistência às famílias relocadas pela construção da Usina Hidrelétrica Barra Grande, realizaram o Pedágio de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas no município de Capão Alto. Com a ajuda de estudantes de […]
Publicado em 11/04/2011
Por
Na terça-feira (5), a Equipe Técnica e Social da Unoesc de Anita Garibaldi e a Baesa – Energértica Barra Grande S.A, que presta assistência às famílias relocadas pela construção da Usina Hidrelétrica Barra Grande, realizaram o Pedágio de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas no município de Capão Alto. Com a ajuda de estudantes de duas escolas de Ensino Médio, uma municipal e outra estadual, o grupo fixou adesivos da ação em mais de 200 veículos que transitaram pela BR-116 e na SC-458, que passa pelo centro da cidade.
A iniciativa, denominada “Viva sem Drogas”, complementou o trabalho já desenvolvido com profissionais e estudantes não só de Capão Alto, mas também de Anita Garibaldi e Esmeralda (RS). Esse trabalho contemplou três minicursos sobre prevenção e tratamento do uso de drogas e a exibição do filme A Idade da Pedra para mais de 1,4 mil alunos matriculados a partir da 5ª série do Ensino Fundamental e no Ensino Médio de sete escolas dos três municípios.
Os minicursos eram voltados a diretores e professores da rede de ensino, profissionais da área da saúde, da Secretaria de Assistência Social e integrantes de conselhos e programas como o Conselho Tutelar, Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e o Programa Primeira Infância Menor. Mais de 150 profissionais participaram, sendo 39 de Capão Alto, 43 de Anita Garibaldi e 70 de Esmeralda.
O pedágio promovido nesta semana contou com o apoio da Secretaria de Educação do município e das polícias Militar e rodoviária, além do patrocínio da Baesa.
Novo pedágio
No dia 15 de abril, uma nova edição do pedágio deve ocorrer no município de Esmeralda, para complementar as ações já desenvolvidas com profissionais e estudantes de lá.