Página inicial O que acontece Palestra sobre práticas integrativas de saúde provoca reflexão
Graduação Xanxerê

Palestra sobre práticas integrativas de saúde provoca reflexão

Acadêmicos do curso de Enfermagem da Unoesc Xanxerê participaram de uma importante palestra on-line com o monge Dada Acarya Jinanananda Avadhuta, por meio da disciplina de Prática Integrativa – Métodos terapêuticos alternativos, ministrado pela professora Camilia Susana Faler. Vinculado a organização internacional Ananda Marga, fundada na Índia, em 1955, e que hoje atua em vários países […]


Acadêmicos do curso de Enfermagem da Unoesc Xanxerê participaram de uma importante palestra on-line com o monge Dada Acarya Jinanananda Avadhuta, por meio da disciplina de Prática Integrativa – Métodos terapêuticos alternativos, ministrado pela professora Camilia Susana Faler.

Vinculado a organização internacional Ananda Marga, fundada na Índia, em 1955, e que hoje atua em vários países com o propósito de levar bem-estar a todos por meio da yoga, meditação, serviços sociais, entre outros, o Monge abordou o tema “Práticas integrativas de saúde”, destacando a importância da atenção holística e as diferentes formas de cuidar. Citou que estes conhecimentos foram trazidos por nossos ancestrais, experiências milenares, especialmente vivenciados na cultura oriental. Destacou também seus efeitos positivos no tratamento e cura de doenças físicas e psíquicas.

Monge Dada apresentou as técnicas exemplificando a ayurveda, de origem indiana, suas finalidades e os resultados para adoecimento do corpo bio-psíquico. Pontuou que a anatomia humana é uma estrutura que se constituiu de elementos e o seu desequilíbrio pode gerar adoecimento, o que inclui as doenças psicossomáticas. Assim, essas práticas se integram aos métodos convencionais buscando qualidade de vida e saúde.

A professora Camilia avalia que os resultados exitosos dessas práticas refletem na presença cada vez mais acentuada das mesmas no Sistema Único de Saúde (SUS), mas ressalta a necessidade de mais pesquisa e valorização dos conhecimentos tradicionais.

— Fica o reconhecimento ao monge Dada pelos ensinamentos e por nos oportunizar a reflexão sobre cuidar da saúde de forma integralizada e que assim estejamos cada vez mais abertos para apreender sobre elas e suas práticas — comenta a professora Camilia.

A acadêmica Micheli Zandoná ressalta que diante das evidências científicas que comprovam os benefícios do tratamento integrado, entre medicina convencional e práticas integrativas, ter a oportunidade de ouvir o Monge compartilhando a sua sabedoria foi fantástico.

— Mais uma vez pude notar que precisamos olhar as pessoas como um todo, pois quando resolvemos o que se vê de imediato, sem procurar a causa, poderá desencadear outras deficiências e disfunções, que estão guardadas em nosso inconsciente. Agradeço imensamente pelo momento — ressalta Micheli.

Para professora Elenir, esse assunto proporcionou uma reflexão imensa, pois, para acompanhar o processo ligamos o botão automático e nem sempre percebemos os sinais e sintomas que o corpo transmite. O resultado disso é uma onda de emoções mal resolvidas que muitas vezes nos levam ao adoecimento.

— Agradeço ao Monge o compartilhamento desse assunto com alunos do curso de Enfermagem, pois nas aulas práticas e estágios o aluno vivencia e percebe que o indivíduo nem sempre chega a procura de medicamentos, e sim de terapias que melhorem efetivamente sua qualidade de vida — finaliza a professora Elenir.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.