Página inicial O que acontece Oficinas esclarecem assuntos ligados à pesquisa
Graduação Joaçaba

Oficinas esclarecem assuntos ligados à pesquisa

Quatro oficinas que ocorreram na tarde de ontem com a participação de alunos e professores da Unoesc trouxeram mais informações a respeito de mobilidade acadêmica, propriedade intelectual, Portal de Periódicos Capes e Comitê de Ética em Pesquisa.  As oficinas integram a programação do V Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) e do XVIII […]


Quatro oficinas que ocorreram na tarde de ontem com a participação de alunos e professores da Unoesc trouxeram mais informações a respeito de mobilidade acadêmica, propriedade intelectual, Portal de Periódicos Capes e Comitê de Ética em Pesquisa.  As oficinas integram a programação do V Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) e do XVIII Seminário de Iniciação Científica, realizados no Campus de Joaçaba.

A mobilidade acadêmica foi apresentada pela professora Kaline Zeni, responsável por essa área na Unoesc. Ela informou quais os programas de mobilidade que a Unoesc possui, as universidades parceiras e instituições com as quais alunos e professores podem fazer um intercâmbio e por que a Universidade se preocupa em oferecer essas oportunidades. Kaline também apresentou alguns professores da Unoesc que desenvolvem atividades de mobilidade acadêmica e abriu espaço para que a estudante Emanuele Canale, que cursa Pedagogia, contasse as experiências que teve durante o período que passou no Chile, em intercâmbio na Universidad del Pacífico.

A oficina sobre propriedade intelectual foi ministrada pela professora e diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do Campus de Joaçaba, Jéssica Romeiro Mota, que tem formação voltada a essa área. Ela falou sobre os instrumentos de proteção da criação intelectual voltados à propriedade industrial, direito autoral e proteção sui generis, que é direcionada à topografia de circuitos integrados e à proteção de cultivares.

Na oficina sobre o Portal de Periódicos Capes, o professor Alvarito Baratieri – responsável pelas bibliotecas universitárias – explicou a história do portal, as formas de realizar pesquisas e os serviços personalizados dessa ferramenta. A Unoesc oferece acesso ao Portal de Periódicos Capes desde 2009, disponibilizando-o para professores, alunos e funcionários.

A oficina sobre o Comitê de Ética em Pesquisa esclareceu de que se trata esse comitê, suas atribuições e funcionamento. Quem ministrou a oficina foi o coordenador do comitê, professor Jovani Antonio Steffani.

LEIA TAMBÉM:

Revelados os vencedores do I Concurso de Poesia da Unoesc

Estudantes e professores apresentam mais de 300 projetos

Unoesc realiza seus seminários de ensino, pesquisa e extensão

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.