Página inicial O que acontece Observatório de Aprendizagem da Unoesc amplia atendimentos e pesquisas na área de neuropsicologia e bem-estar de professores
Notícia Pesquisa Chapecó

Observatório de Aprendizagem da Unoesc amplia atendimentos e pesquisas na área de neuropsicologia e bem-estar de professores


Criado em 2022 e implementado em 2023, o Observatório de Aprendizagem (OBA) da Unoesc Chapecó tem se consolidado como um espaço de ensino, pesquisa e extensão voltado à neuropsicologia escolar. O programa atende crianças com dificuldades de aprendizagem, oferecendo avaliações especializadas e orientações para encaminhamentos que podem envolver apoio pedagógico, fonoaudiológico e neuropediátrico.

Em 2024, o OBA expandiu sua atuação, ampliando a faixa etária atendida para estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Além disso, o projeto fortaleceu sua equipe acadêmica, envolvendo 14 estagiários de Psicologia, quatro monitores e uma bolsista de iniciação científica. A professora Francine Cristine Garghetti, coordenadora do programa, destaca que a demanda por atendimentos cresceu significativamente após a pandemia, evidenciando desafios na alfabetização e no aprendizado escolar.

– O impacto do ensino remoto foi profundo, e muitas crianças enfrentam dificuldades que vão além da sala de aula. Nosso trabalho no OBA é mapear essas necessidades e oferecer um suporte baseado em avaliação neuropsicológica, garantindo um direcionamento adequado tanto para as famílias quanto para as escolas – explica Francine.

O OBA também se consolidou como um espaço de pesquisa aplicada, permitindo a coleta de dados que embasam estudos acadêmicos, iniciações científicas e futuras dissertações e teses. Em 2024, o projeto foi contemplado com um financiamento de R$ 155 mil da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), por meio da chamada pública Fapesc n. 21/2024 – Programa de Pesquisa Universal, ampliando a infraestrutura e a capacidade de atendimento, sendo coordenado pela professora Sayonara Teston.

Até o momento, 168 crianças já passaram pelo OBA, encaminhadas por secretarias de educação e pelo Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi). Somente em 2024, 32 avaliações foram concluídas, com entrega de laudos após uma média de oito sessões por paciente. Atualmente, 89 crianças aguardam na lista de espera para atendimento em 2025.

A partir deste ano, o OBA também inicia um projeto voltado aos professores, mapeando fatores que afetam a saúde mental e o bem-estar docente. A iniciativa pretende alcançar 400 profissionais da educação, fornecendo diagnósticos e possíveis estratégias de intervenção.

– Nosso objetivo é não apenas compreender os desafios da aprendizagem infantil, mas também apoiar os professores, que desempenham um papel fundamental nesse processo – afirma Francine.

Com previsão de novas vagas para estágio, extensão e pesquisa, o OBA segue ampliando seu impacto na comunidade escolar e acadêmica, consolidando-se como um projeto inovador da Unoesc na área da neuropsicologia e do desenvolvimento educacional.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.