Núcleo de Estudo e Pesquisa em Ovinos atuou na Femi 2010
O Núcleo de Estudo e Pesquisa em Ovinos (Nepo), do Campus de Xanxerê, foi responsável pelas atividades do setor de Ovinocultura da Femi 2010. Acadêmicos dos cursos de Medicina Veterinária e de Zootecnia, vinculados ao Nepo, participaram das atividades no setor.O coordenador do Nepo, professor José Francisco Manta Bragança, teve a responsabilidade pela organização do […]
Publicado em 10/05/2010
Por
O Núcleo de Estudo e Pesquisa em Ovinos (Nepo), do Campus de Xanxerê, foi responsável pelas atividades do setor de Ovinocultura da Femi 2010. Acadêmicos dos cursos de Medicina Veterinária e de Zootecnia, vinculados ao Nepo, participaram das atividades no setor.
O coordenador do Nepo, professor José Francisco Manta Bragança, teve a responsabilidade pela organização do Pavilhão de Ovinos e Caprinos. Segundo o professor, o Pavilhão teve um crescimento expressivo, em quantidade e qualidade, comparado com as últimas edições da Femi. “No total, foram expostos cerca de 80 animais das diversas raças ovinas, com a comercialização de vários reprodutores”, informou.
O Núcleo também organizou, durante a Feira, uma área de ordenha de ovinos da raça leiteira Lacaune, pertencentes à cabanha Chapecó. Assim, todos os dias, a partir das 18 horas, os visitantes e produtores observavam o manejo desses animais e a retirada do leite. Além disso, foi realizado o diagnóstico de gestação em fêmeas participantes, por meio de ultrassonografia, possibilitando aos visitantes conhecerem ainda sobre essa técnica de diagnóstico.
O coordenador do Nepo destaca a importância dessa participação, “na medida em que o trabalho junto aos produtores se traduz em possibilidades de realização de futuros trabalhos de pesquisa”.