Museu do Vinho recebe estudantes do Superação
Os estudantes do 3º ano do ensino fundamental do colégio Superação tiveram uma tarde diferente nesta quarta-feira, 25 de agosto, quando acompanhados pelas professoras Josieli Guarnieri Ferreira, Thamye Vanz e Luana Vieceli, visitaram o Museu do Vinho Mário de Pelegrin, considerado um dos cartões postais de Videira e um dos pontos mais visitados por turistas. […]
Publicado em 27/08/2021
Por Unoesc
Os estudantes do 3º ano do ensino fundamental do colégio Superação tiveram uma tarde diferente nesta quarta-feira, 25 de agosto, quando acompanhados pelas professoras Josieli Guarnieri Ferreira, Thamye Vanz e Luana Vieceli, visitaram o Museu do Vinho Mário de Pelegrin, considerado um dos cartões postais de Videira e um dos pontos mais visitados por turistas.
O museu representa a história da produção de vinho colonial na cidade, cuja cultura de fabricação, por décadas foi sendo passada por gerações. O museu conta com quatro salas, onde estão expostas máquinas e ferramentas que eram utilizadas na fabricação da bebida, além de fotografias, painéis e exposição de várias marcas dos vinhos produzidos na região.
Essa visita ao museu possibilitou, além da interação dos alunos com a história do município, integração ao seu currículo escolar da importância da preservação do Patrimônio Histórico e Cultural.
O Museu
O prédio de arquitetura imponente onde está instalado o museu foi construído pelos padres salvatorianos em 1931, para abrigar a paróquia da Vila de Perdizes, por este motivo o imóvel era conhecido como Casa Canônica. A casa, adquirida pela prefeitura em 1983, foi restaurada e hoje é o único bem arquitetônico estadual tombado na cidade de Videira. Em seu entorno há uma parreira, e uma praça que possui uma réplica do coreto que existia na década de 1930 no local. O Museu do Vinho está localizado no eixo cultural de Videira, que compreende a Igreja Matriz, a Praça do Coreto e a Biblioteca Municipal Euclides da Cunha