Página inicial O que acontece Mestrado Profissional em Administração disponibiliza pesquisa para gestores do IFSC
Mestrado Graduação Chapecó

Mestrado Profissional em Administração disponibiliza pesquisa para gestores do IFSC

Uma das premissas que rege os mestrados profissionais no Brasil está vinculada à interação destes cursos com a comunidade regional, por meio do ensino, pesquisa e atividades tecnológicas. Visando consolidar esta interação comunitária e interinstitucional, na última sexta-feira (17), o mestre em Administração, Odirlei Diel (UNOESC), apresentou os resultados de sua pesquisa de finalização de mestrado […]


Uma das premissas que rege os mestrados profissionais no Brasil está vinculada à interação destes cursos com a comunidade regional, por meio do ensino, pesquisa e atividades tecnológicas. Visando consolidar esta interação comunitária e interinstitucional, na última sexta-feira (17), o mestre em Administração, Odirlei Diel (UNOESC), apresentou os resultados de sua pesquisa de finalização de mestrado aos gestores do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC.

Esta atividade com viés de aplicação teve como objetivo propor um instrumento de pesquisa para o monitoramento de egressos, visando à percepção da existência de desenvolvimento regional, com base na atuação do IFSC.

A atividade se utilizou de um método de múltiplas coletas de dados previamente orientadas: análise da Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), Planos e documentos internos, Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); Comissão Própria de Avaliação (CPA);  Relatório de Gestão; Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs); Observatório de Egressos; Modelos de instrumentos de monitoramento de egressos de outras Instituições de Ensino Superior (IFRN, IFMT, UFSM); Aplicação de questionários com gestores, professores e egressos do IFSC.

Com base neste método foi elaborado um instrumento de pesquisa para o monitoramento de egressos do Instituto, com base em 11 sub-grupos, desde dados sobre a avaliação da formação profissional, técnica ou superior recebida, dados sobre qualidade de vida e inserção social, continuidade na formação acadêmica e profissional, entre outras.

Para o professor orientador, Doutor Rógis Juarez Bernardy, este tipo de pesquisa possibilita maiores exigências dos órgãos regulatórios quanto ao monitoramento de egressos, também existe uma possibilidade do modelo ser adaptado e aplicado à outras IES.

A pesquisa permite observar evidências que apontem para um desenvolvimento socioeconômico local ou regional por meio da percepção dos egressos; possibilita conferir a emancipação do egresso, que pressupõe uma maior liberdade e autonomia do ex-aluno para tomar decisões individuais em relação à dependência da família; alcance dos resultados esperados, conforme determinados na visão, missão e valores preconizados por cada instituição – destaca.

A apresentação e disponibilização da pesquisa contou com a presença da coordenadora do Mestrado Profissional em Administração, professora Doutora Ieda Margarete Oro e do Magnífico Reitor do IFSC, Professor Doutor André Dala Possa e de todo o seu quadro diretivo. A pesquisa também é resultado de um convênio interinstitucional entre Unoesc e IFSC para a formação de um grupo de técnicos administrativos em nível de stricto sensu, formado em 2019.

*Texto de Rógis Juarez Bernardy

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.