Mestrado em Direito da Unoesc São Miguel inicia as aulas em agosto
Publicado em 17/03/2025
Por Imprensa São Miguel d'Oeste

A Unoesc lançou, nesta quarta-feira (12), a turma especial do Mestrado em Direito em São Miguel do Oeste. O evento reuniu estudantes, egressos e profissionais da área jurídica de toda a região, marcando um momento significativo para a qualificação acadêmica e profissional do Extremo-Oeste catarinense. Além da apresentação do curso, a programação contou com a palestra “Direito à Cidade e à Moradia: ideias sobre Justiça e Sustentabilidade”, ministrada pelo professor doutor Cristhian Magnus De Marco.
O vice-reitor de campus, professor Vitor Carlos D’Agostini, destacou a relevância histórica da implantação do mestrado e o compromisso da Unoesc em promover ensino de qualidade e educação continuada na área do Direito.
— Nós nunca poderíamos imaginar, em 1997, ano de criação do Curso de Direito em São Miguel do Oeste, que um dia estaríamos aqui falando da abertura do curso de Mestrado em Direito. Mas é muito justo que estejamos, afinal, a Unoesc tem, há anos, um dos melhores cursos de Direito de Santa Catarina e do Brasil. Recentemente, estivemos em Brasília para buscar o certificado de melhor curso de Direito do Estado, reconhecido pelo Enade, pelo MEC e, principalmente, pela OAB. Isso nos credencia a oferecer o mestrado aqui — afirmou.
D’Agostini também reforçou o crescimento da pós-graduação stricto sensu na Unoesc São Miguel do Oeste.
— Já tivemos uma turma de Mestrado em Educação concluída e temos turmas em andamento nos cursos de Administração e Biociências e Saúde. Agora, estamos lançando mais uma turma do Mestrado em Educação e o Mestrado em Direito. Com isso, teremos quatro turmas de mestrado atuando simultaneamente, consolidando a Unoesc como a maior e melhor Universidade Comunitária de Santa Catarina — enfatizou.
O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, professor Kurt Schneider, ressaltou o impacto do novo curso na qualificação jurídica regional.
— O mestrado em Direito da Unoesc é fruto de um planejamento estratégico que busca levar conhecimento e pesquisa a todas as regiões em que estamos presentes. Esse curso não apenas oferece formação avançada, mas também conecta nossos estudantes a redes nacionais e internacionais de pesquisa, preparando-os para enfrentar os desafios do mundo jurídico com excelência — destacou Schneider.
O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito, professor Robison Tramontina, também reforçou a importância do mestrado para o desenvolvimento regional.
— Esse novo curso ampliará as oportunidades de aprofundamento teórico e prático no campo jurídico, contribuindo para a inovação, a produção científica e a melhoria das políticas públicas locais. Além disso, fortalece a interiorização do ensino superior stricto sensu, reduzindo a necessidade de deslocamento dos estudantes e fomentando um ambiente acadêmico mais dinâmico e conectado às demandas sociais e econômicas da região — afirmou.
Com um corpo docente altamente qualificado e parcerias estratégicas com universidades nacionais e internacionais, o Mestrado em Direito da Unoesc proporciona uma formação interdisciplinar que integra ensino, pesquisa e prática, alinhada às demandas contemporâneas do Direito.
As inscrições para o curso já estão abertas e podem ser realizadas pelo site da Unoesc https://stricto.unoesc.edu.br/mestrado-em-direito/. Serão ofertadas 20 vagas, distribuídas entre as duas linhas de pesquisa: Direitos Fundamentais Civis e Direitos Fundamentais Sociais. Além dos documentos pessoais, o candidato precisa apresentar um memorial da trajetória acadêmica e profissional, o qual deverá conter e destacar informações relevantes da trajetória, constituindo um relato retrospectivo, analítico e avaliativo da própria formação acadêmica e profissional e um pré-projeto de dissertação. As aulas iniciam em agosto de 2025 e serão realizadas às sextas-feiras à tarde e à noite e aos sábados pela manhã, presencialmente, no campus de São Miguel do Oeste. O investimento será de 36 parcelas de R$ 1.800,00. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone/WhatsApp (49) 3631-1063.