Medidas e avaliação integram Simpósio de Educação Física
Participantes do VI Simpósio de Educação Física da Unoesc Videira realizaram atividades, nos dias 29 e 30 de setembro, sobre medidas e avaliação, ministrada pelo professor Leoberto Grigolo. Participaram acadêmicos do curso de Educação Física das 6ª e 8 fases. Trata-se de uma avaliação, processo de fundamental importância dentro da Educação Física escolar, […]
Publicado em 06/10/2017
Por
Participantes do VI Simpósio de Educação Física da Unoesc Videira realizaram atividades, nos dias 29 e 30 de setembro, sobre medidas e avaliação, ministrada pelo professor Leoberto Grigolo. Participaram acadêmicos do curso de Educação Física das 6ª e 8 fases. Trata-se de uma avaliação, processo de fundamental importância dentro da Educação Física escolar, esportiva, de rendimento, entre outras.
Grigolo explica que a avaliação física tem a finalidade de identificar os riscos de saúde associados ao excesso ou falta de gordura corporal total; controlar as mudanças na composição corporal associadas ao efeito da nutrição e do exercício físico; estimar o peso ideal e acompanhar o crescimento, desenvolvimento, maturação e idade relacionadas com as mudanças na composição corporal.
— Somos diferentes na composição corporal. Uns altos, outros baixos, uns fortes, outros mais fracos, uns pacientes e outros intolerantes, e a falta de conhecimento especializado e adequado, dos objetivos e limitações de cada pessoa leva alguns profissionais a conduzir a prescrição de exercícios físicos e programas alimentares sem avaliações adequadas, prejudicando o desenvolvimento de um correto e eficiente programa para se alcançar os objetivos esperados— completou o professor.
Ele garante que tão importante quanto avaliar é reavaliar, visto que a reavaliação fornece a evolução para o aluno ou cliente, além de ajudar a equacionar e elaborar o processo.
— Esses momentos de reflexão e ação são de extrema importância para formação acadêmica e profissional— finalizou Leoberto Grigolo.