Matéria da Década: estudantes vencem mais um Prêmio de Jornalismo
Na última sexta-feira (30), uma reportagem de rádio produzida por dois profissionais que são estudantes do Curso de Comunicação Social – Jornalismo da Unoesc Campus de Joaçaba foi a vencedora de uma categoria especial do 10º Prêmio Unimed de Jornalismo. A produção intitulada “Automedicação: o barato que sai caro e que pode levar a morte” […]
Publicado em 04/10/2011
Por
Na última sexta-feira (30), uma reportagem de rádio produzida por dois profissionais que são estudantes do Curso de Comunicação Social – Jornalismo da Unoesc Campus de Joaçaba foi a vencedora de uma categoria especial do 10º Prêmio Unimed de Jornalismo. A produção intitulada “Automedicação: o barato que sai caro e que pode levar a morte” foi escolhida como a Matéria da Década na subcategoria Rádio. Ela foi produzida pela Rádio Catarinense, de Joaçaba, e vencedora do prêmio em 2007.
A revelação dos vencedores ocorreu em Blumenau, no Teatro Carlos Gomes. As nove finalistas da Matéria da Década (três em cada subcategoria: TV, rádio e jornal) foram apontadas por uma banca formada por médicos de Santa Catarina e jornalistas de outros estados entre todas as vencedoras das nove edições anteriores do prêmio. A votação final foi aberta ao público, pela internet. A reportagem produzida pela emissora de Joaçaba obteve 465 votos, enquanto as outras duas finalistas (das rádios CBN de Florianópolis e Difusora de Joinville) receberam 119 e 34 votos.
A Matéria da Década na subcategoria Rádio foi produzida em 2007. A autoria é do radialista e estudante de Jornalismo Marcelo dos Santos. Seu desenvolvimento teve a participação de Giane Patrícia, que também é estudante de Jornalismo na Unoesc Joaçaba, e Marcos Valnei, além da edição de áudio de Kleiton Silva.
Esta foi a 9ª vez em 10 edições do Prêmio Unimed de Jornalismo que a Rádio Catarinense foi finalista com matérias de autoria de Marcelo dos Santos. Dessas, a rádio foi vencedora em cinco edições. Marcelo também acumula outros 12 prêmios de Jornalismo, todos com a participação de mais profissionais na produção, como a colega do curso de graduação Giane Patrícia.
Entre as conquistas estão o Prêmio Imprensa Embratel de 2009, que tem abrangência nacional, e os prêmios promovidos pela FIESC (em duas edições), Acaert (três edições) e Fatma (duas edições). O estudante de Jornalismo também chegou a ser finalista do Prêmio de Jornalismo do Instituto Brasileiro de Combate ao Câncer, em 2007, e do Grande Prêmio de Jornalismo Ayrton Senna, em 2008 (ambos de nível nacional).
Contribuição da Universidade
Embora parte dos prêmios de jornalismo que Marcelo acumula tenha sido conquistada antes de seu ingresso no Curso de Jornalismo, ele diz que a Universidade contribuiu muito para seu aprimoramento profissional, já que lhe mostrou novas ferramentas e técnicas de trabalho, além de ajudar a aprimorar sua visão a respeito do contexto dos próprios fatos, sugerindo focos diferentes para sua atividade.
“Meu primeiro prêmio foi em 1999, mas a faculdade com certeza contribuiu muito para minha formação. Ao longo do curso consegui agregar muito conhecimento e aprimorar meu trabalho”, afirma Marcelo, que se formará no final deste ano como jornalista.
A coordenadora do Curso de Comunicação Social da Unoesc Campus de Joaçaba, Sílvia Simi dos Santos, acrescenta que a última conquista de Marcelo é uma afirmativa do que o curso já previa justamente por conhecer o trabalho desenvolvido por ele na região e que também é reflexo dele enquanto acadêmico do curso e Jornalismo da Unoesc. “Comprova ainda mais a responsabilidade social dos profissionais de comunicação aqui da região”, diz a professora.