Página inicial O que acontece Livro de docente da Unoesc é entregue ao papa
Graduação Xanxerê

Livro de docente da Unoesc é entregue ao papa


Um importante reconhecimento à leitura como instrumento de ressocialização marcou o dia 1º de julho, no Vaticano. Nessa data, o livro “Leitura e cárcere: (entre) linhas e grades, o leitor preso e a remição de pena”, escrito pela professora da Unoesc Xanxerê, Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset, foi entregue ao Papa Leão XIV em audiência particular. A entrega foi realizada pelo arcebispo de Chapecó (SC) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional Sul 4, Dom Odelir José Magri.

Além do exemplar da obra, o Santo Padre também recebeu três cartas assinadas por 58 detentos do Presídio Regional de Xanxerê (SC), uma de cada galeria. Nos textos, os internos destacam a importância da leitura no ambiente prisional, o papel da Pastoral Carcerária e expressam o desejo de que o novo pontífice dê continuidade ao legado de Papa Francisco na promoção da paz e no acolhimento dos mais vulneráveis.

A obra entregue ao papa resulta da experiência da professora Rossaly como coordenadora de um projeto de extensão vinculado ao curso de Direito da Unoesc Xanxerê. Ao longo de cinco anos, ela conduziu entrevistas e atividades com pessoas privadas de liberdade, promovendo o acesso aos livros e à literatura e a remição de pena por meio da leitura. O livro apresenta reflexões sobre a desigualdade social, o funcionamento dos sistemas de segurança e justiça, as condições dos espaços de privação de liberdade, além de discutir os fins e as justificativas da pena.

Para a autora, a entrega do livro e das cartas representa um marco simbólico e emocionante.

— Palavras são insuficientes para expressar a emoção desta bênção no Ano Jubilar, em que a Igreja nos convida a sermos Peregrinos da Esperança. Para o livro chegar às mãos do Papa Leão XIV, percorreu um caminho de esperança e amor, passando de mão em mão até sua concretização. A narrativa de Leitura e cárcere está enraizada na vivência, e talvez aí resida sua força. As palavras, mais do que comunicar, convidam à reflexão e à transformação de paradigmas — destacou Rossaly, que também é facilitadora de Justiça Restaurativa.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.