Estudantes da Unoesc Chapecó produzem jogos pedagógicos com madeira reaproveitada para utilização no PIBID
Publicado em 16/04/2026
Por Imprensa Unoesc Chapecó
Unir sustentabilidade, inovação e formação prática. Esse foi o objetivo da proposta da “Prática Profissional e Inserção Comunitária (Pratic 1)”, das turmas da primeira fase dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Unoesc Chapecó. A iniciativa resultou na produção de jogos pedagógicos de madeira, desenvolvidos a partir do reaproveitamento de sobras de paletes utilizadas em projetos anteriores. Os materiais foram entregues a instituições de ensino vinculadas à Unoesc e contaram ainda com a participação de estudantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Pedagogia.
De acordo com a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Susan Lee, a ideia surgiu da necessidade de possibilitar destino às peças menores de madeira que restaram da construção de casinhas para cachorros.
— Buscamos uma solução criativa e sustentável, e os jogos surgiram como alternativa para reaproveitar esse material de forma educativa — explica Susan.
Ainda conforme a professora, a intenção foi desenvolver também o pensamento crítico sobre como ocorre a transição de uma ideia até a vivência prática de diferentes projetos.
— Os estudantes tiveram referências, mas eles planejaram tudo e pensaram também nesse impacto positivo para a comunidade, visando ainda a interdisciplinaridade e o desenvolvimento social — pontua Susan.
Inicialmente, os estudantes participaram de estudos sobre o desenvolvimento infantil, com apoio do curso de Pedagogia, e abordaram a importância do brincar e as características das diferentes faixas etárias. A partir disso, elaboraram pré-projetos de jogos voltados a crianças de quatro a 12 anos, considerando aspectos como segurança, normas e adequação pedagógica.
Na etapa final, os estudantes realizaram a confecção dos brinquedos e apresentaram os produtos concluídos, incluindo manuais de instrução e cuidados relacionados aos materiais e tintas utilizadas. Para a coordenadora do curso de Pedagogia, Marineiva Moro Campos de Oliveira, a iniciativa reforça a importância da integração entre teoria e prática na formação docente.
— No âmbito do PIBID, os estudantes desenvolvem práticas pedagógicas fundamentadas teoricamente e inseridas no cotidiano escolar, promovendo o desenvolvimento integral das crianças — destaca.
Segundo ela, o uso dos brinquedos pedagógicos produzidos pelos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil amplia as possibilidades didáticas, ao proporcionar experiências lúdicas que articulam movimento, cognição e interação social.
— O PIBID se consolida como um eixo formativo essencial, ao fortalecer a relação entre Universidade e escola e contribuir para a qualificação da educação básica — completa Marineiva.
- 5T8A0018













