Página inicial O que acontece Laboratórios dão suporte a pesquisas no setor de alimentos
Graduação Videira

Laboratórios dão suporte a pesquisas no setor de alimentos

O laboratório de Microbiologia, localizado no primeiro andar do Núcleo Biotecnológico, da Unoesc campus de Videira, foi criado há mais de 7 anos. É um dos mais completos da Universidade, em termos de infraestrutura laboratorial e de recursos humanos. Nele são desenvolvidas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária e, eventualmente, Atividades de Prestação de […]


O laboratório de Microbiologia, localizado no primeiro andar do Núcleo Biotecnológico, da Unoesc campus de Videira, foi criado há mais de 7 anos. É um dos mais completos da Universidade, em termos de infraestrutura laboratorial e de recursos humanos. Nele são desenvolvidas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária e, eventualmente, Atividades de Prestação de Serviços a empresas da região relacionada ao controle de qualidade microbiológica de produtos alimentícios.

No Ensino, são atendidos todos os cursos da área das Ciências Exatas e da Terra, como Engenharia de Alimentos, Biotecnologia Industrial e Engenharia Sanitária e Ambiental, e da área das Ciências Biológicas e da Saúde como o curso de Farmácia, Enfermagem, Nutrição e Ciências Biológicas. Também na pós-graduação, em nível de especialização, é utilizado para Microbiologia Industrial e Ambiental, Controle de Qualidade de Alimentos, e Farmacologia.

Na Pesquisa, são desenvolvidos inúmeros projetos relacionados à iniciação científica com alunos de graduação da Unoesc, principalmente, com bolsas de pesquisa financiadas com recursos do Governo Estadual ou do Governo Federal, como os provenientes da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Santa Catarina-FAPESC, do Art. 170 e 171, e do Conselho Nacional de Pesquisa-CNPq, pelo Programa de Bolsas de Iniciação Cientifica-PIBIC ou Bolsas do Programa de Inovação e Tecnologia-PIBIT.

Os projetos de pesquisa são orientados por professores mestres ou doutores nas áreas de Ciência dos Alimentos, Biologia Molecular, Microbiologia, Engenharia Ambiental e Farmácia. Na perspectiva de implantação de um Programa de Mestrado Interdisciplinar na área da Biotecnologia, desde 2010, pesquisadores membros do Grupo Técnico de professores doutores/GT-Biotecnologia da Unoesc têm direcionado suas atividades de pesquisa a este fim.

Atualmente, a estrutura do laboratório de Microbiologia permite o desenvolvimento de diferentes projetos de pesquisa relacionados ao estudos de deteriorantes de suco de frutas; produção de substâncias de interesse biotecnológico na indústria de alimentos, farmacêutica e na biorremediação; avaliação de compostos antimicrobianos naturais e pesquisa de patógenos bacterianos em alimentos.

Os doutores envolvidos diretamente nesses projetos são Jane Mary L. N. Gelinski, César Milton Barato, Sabrina Salamoni e Claudriana Locatelli, todos com alunos bolsistas de iniciação científica e em nível de especialização. Estes pesquisadores estão cadastrados em Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Pesquisa – CNPq, nas áreas de Biotecnologia, Alimentos e Engenharia Ambiental.

Na Extensão Universitária, a Unoesc com o apoio da infraestrutura do Laboratório de Microbiologia Geral e de Alimentos, desenvolve atividades de formação continuada por meio de cursos de extensão ministrados em determinadas ocasiões pelos professores/pesquisadores, como os que serão ministrados durante o evento científico denominado III Seminário de Biotecnologia e Bionegócios, em setembro de 2011 com palestras e minicursos com os temas Micropropagação de videiras, Produção de bebidas fermentadas e Avaliação do potencial biotecnológico de microrganismos – seleção de microrganismos.

 

 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.