Laboratório de análises clínicas recebe acadêmicos do curso de Farmácia
Acadêmicos da 7ª fase do componente curricular Citologia Clínica do curso de Farmácia da Unoesc Videira visitaram o Laboratório de Análises Clínicas Vida, onde conheceram toda a estrutura e tiveram explicações sobre o processamento de dois hemogramas através do sistema automatizado, oportunidade que gerou grande satisfação com a experiência. A visita, segundo a professora Monica […]
Publicado em 08/05/2017
Por Unoesc
Acadêmicos da 7ª fase do componente curricular Citologia Clínica do curso de Farmácia da Unoesc Videira visitaram o Laboratório de Análises Clínicas Vida, onde conheceram toda a estrutura e tiveram explicações sobre o processamento de dois hemogramas através do sistema automatizado, oportunidade que gerou grande satisfação com a experiência.
A visita, segundo a professora Monica Frighetto, coordenadora do curso, aconteceu no dia 27 de abril e possibilitou que o grupo de 15 estudantes pudesse compreender em poucos segundos, através da visualização do aparelho trabalhando, o conteúdo ministrado durante quatro aulas práticas. No entanto, ela afirma que os futuros profissionais de farmácia entenderam que, apesar da grande eficiência da automação, as máquinas não substituem o discernimento e acompanhamento dos seres humanos.
— As máquinas também são passiveis de falhas e são dependentes do controle e conhecimento humano para o seu correto funcionamento. Além disso, os alunos perceberam que as aulas práticas prévias foram de suma importância para o entendimento de como as amostras são processadas em um equipamento automatizado — completou.
A matriz curricular do curso de farmácia compreende conteúdos básicos visando à formação inicial do farmacêutico além de componentes curriculares cujos conteúdos são voltados às áreas profissionalizantes. Entre estas áreas, as análises clínicas encanta os acadêmicos pela imediata visualização da teoria vinculada à prática. As aulas práticas no componente curricular Citologia Clínica são frequentes. Nessas aulas ocorre basicamente o estudo morfológico das células sanguíneas, além do estudo quantitativo destes componentes, o que a torna interessante.
— Os métodos de estudo são essencialmente manuais e dependem de um extremo conhecimento e dedicação do estudante para que chegue a um resultado preciso e confiável. Através da realização dos métodos manuais de estudo do sangue, o acadêmico tem condições de entender os mecanismos automatizados e a aula prática no laboratório foi importante para a formação profissional — finalizou Monica Frighetto.
Laboratório Vida
O Laboratório Vida, onde aconteceu a visita técnica, foi fundado em 2006, e tem se consolidado no mercado. Desde então, é parceiro da Unoesc através da cessão de estágios e do fornecimento de materiais como sangue e fluidos humanos para a realização de aulas práticas. Em 2012, o laboratório visitado recebeu o Certificado de Acreditação do Sistema de Gestão da Qualidade pelo DICQ, sendo o primeiro laboratório da região a ter os dois certificados – ISSO 9001 e Acreditação. A visita foi concedida pela proprietária do laboratório e farmacêutica bioquímica Maribel Emilia Gaio, tendo sido acompanhada pelo farmacêutico bioquímico Evandro Brandelero.