Página inicial O que acontece Integrantes contam experiências vivenciadas na produção do programa “Não conta lá em casa”
Graduação Joaçaba

Integrantes contam experiências vivenciadas na produção do programa “Não conta lá em casa”

André Rodrigues Pires e Felipe Chagas Monteiro de Melo, integrantes do programa “Não conta lá em casa” do canal de TV Multishow, falaram ontem para mais de 700 estudantes de graduação e do Ensino Médio de Joaçaba. Eles participavam do “Seminário multidisciplinar aplicado à democracia em conflito”, promovido por cinco cursos da Unoesc. Fran e […]


André Rodrigues Pires e Felipe Chagas Monteiro de Melo, integrantes do programa “Não conta lá em casa” do canal de TV Multishow, falaram ontem para mais de 700 estudantes de graduação e do Ensino Médio de Joaçaba. Eles participavam do “Seminário multidisciplinar aplicado à democracia em conflito”, promovido por cinco cursos da Unoesc.

Fran e Ufo – como são conhecidos os dois apresentadores – prenderam a atenção dos estudantes por cerca de duas horas, contando fatos engraçados, curiosidades e situações entristecedoras encontradas em países subdesenvolvidos ou em situação de conflito por onde já passaram na produção do programa. Eles falaram, por exemplo, sobre uma professora de música norte-coreana que nunca tinha ouvido falar em rock and roll; sobre a diferença de realidade entre o Japão e o Haiti após as catástrofes naturais por que passaram os dois países, o primeiro começando a se reerguer um mês após os desastres, o segundo sem conseguir ao menos se organizar um ano depois; e sobre o contraponto entre a Bósnia, país que tem três presidentes, e a Somália, que não tem governo e é dirigido por diversos grupos políticos…

– As vezes as experiências são rápidas, mas estando no lugar, conhecendo as pessoas, é um aprendizado muito grande. O primeiro dia nesses lugares é um ganho tão grande de informação que vai muito além de meses de estudo. Uma coisa é pesquisa em livros ou na internet sobre a realidade sem estar no local, outra é estar ali, conversando com as pessoas, pegando o mesmo tipo de transporte, vivenciando a sua realidade – comentou Ufo em entrevista concedida antes do bate-papo com os estudantes.

O seminário

O “Seminário Multidisciplinar Aplicado à Democracia em Conflito” é promovido pelos cursos de Direito, Administração com linha de formação em Comércio Exterior, Comunicação Social, História, Geografia e Psicologia. De acordo com as professoras Carolina de Figueiredo Furtado e Rafaella Zanatta Caon Kravetz, organizadoras do evento, a proposta é debater a democracia, colocando em pauta as diferentes situações: países reconstruídos sob o pálio da democracia, países não democráticos, outros, ainda, em constante situação de conflito, etc.

– […]O objetivo do evento é esse: trazer à tona o debate sobre todos os fatores que impedem que a democracia seja efetiva, seja por conta de cultura, religião, abuso de poder ou a nossa própria opção. Espero que este evento também nos faça pensar e entender as diferenças, pois os conflitos, armados ou não, geralmente são provocados pela intolerância, pela arrogância e pela dificuldade que temos em aceitar as diferenças – reforçou a diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc Joaçaba, Jéssica Romeiro Mota, durante a abertura oficial do evento.

Programação

Para promover o debate sobre os assuntos mencionados acima, o seminário iniciou na manhã de ontem com uma mesa redonda sobre intercâmbio e a democracia, que teve a participação da coordenadora da Mobilidade Acadêmica na Unoesc, professora Kaline Zeni, de alguns estudantes da própria instituição que já realizaram intercâmbios em universidades estrangeiras e de acadêmicos estrangeiros que estão estudando na Unoesc atualmente.

Na manhã desta quinta-feira, o professor italiano Dr. Federico Penna deu continuidade ao evento com a palestra “Prêmio Nobel da Paz da União Europeia: cooperação, paz e direitos humanos a nível internacional”. Ele abordou a caminhada iniciada com a criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço em 1958, a criação da União Europeia em 1993, os acordos e tratados compartilhados pelos 27 países, as perspectivas e desafios da zona do Euro e o Prêmio Nobel da Paz concedido em 2012 à União Europeia pela contribuição para a paz, a reconciliação, a democracia e os direitos humanos.

Hoje à noite, ocorre o encerramento do seminário, com a participação do ex-fuzileiro naval Alexandre Danielli, hervalense que serviu à marinha norte-americana na guerra do Afeganistão. Também participarão os professores Jéssica Romeiro Mota, que é docente do Curso de Direito, Márcio Giusti Trevisol e Arnaldo Telles Ferreira, da Comunicação Social, e Rogerio Augusto Bilibio, do Curso de Geografia.

De forma intercalada a todas estas atividades, os participantes do Seminário estão assistindo alguns episódios do programa “Não conta lá em casa” gravados no Afeganistão.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.