Página inicial O que acontece Imersão com grupo da Coreia do Sul fortalece internacionalização na Unoesc Chapecó
Estudante Colégios Ensino Chapecó

Imersão com grupo da Coreia do Sul fortalece internacionalização na Unoesc Chapecó


Experiências internacionais integram os pilares educacionais do Colégio e da Unoesc Chapecó. Com esse propósito, um grupo de 11 visitantes da Coreia do Sul participou de uma imersão cultural e educacional na Instituição, na quinta (23) e sexta-feira (24). A ação envolveu estudantes do Colégio Unoesc e da segunda fase do curso de Nutrição.

Na manhã de quinta-feira, os visitantes participaram de dinâmicas com estudantes do Colégio Unoesc Chapecó, que apresentaram aspectos da cultura coreana, como o idioma, a história, as tradições, as vestimentas e as atividades esportivas e culturais. À noite, o grupo foi recebido no Laboratório de Técnicas Dietéticas, onde promoveu uma aula temática com os estudantes da segunda fase do curso de Nutrição. Vestidos com trajes típicos, os coreanos prepararam e ensinaram pratos tradicionais, além de compartilharem curiosidades sobre a culinária e os costumes do país.

A visita foi liderada pela professora Rebeca Ha, coreana residente há mais de 30 anos no Brasil, que hoje vive em Chapecó. Junto ao marido, Daniel Yang, que também nasceu na Coreia e reside no município, eles estudam Espanhol na Universidade da Melhor Idade (Univida) da Unoesc.

— A Coreia era um país pobre, sem recursos naturais, mas acreditou na educação como caminho para o desenvolvimento. Os pais vendiam terras para garantir o estudo dos filhos. Hoje, o país tem um dos PIBs mais altos do mundo. O segredo é a valorização da educação e o respeito pelos professores — ressaltou.

Para o diretor do Colégio Unoesc Chapecó, professor Celso Paulo Costa, a experiência reforça a missão de formar cidadãos preparados para o mundo.

— Acreditamos na internacionalização e na imersão cultural. Enquanto escola, queremos preparar nossos estudantes para voar, por meio da educação e da convivência com outras culturas. A Coreia do Sul é um exemplo inspirador de como o investimento em conhecimento transforma uma nação — frisou o professor Celso.

Para a estudante do Colégio Unoesc Chapecó, Dandara Curti, o dia representou novos aprendizados.

— Eles nos mostraram sua cultura, incluindo brincadeiras, escrita de nomes e até comidas típicas como o kimbap. Dois professores que falavam português traduziam o que os colegas falavam, proporcionando contato com um novo idioma. O dia foi de muita diversão e conhecimento — avaliou Dandara.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.