II Festejo começa nesta quarta
Oficinas que integram a programação iniciaram domingo Começa nesta quarta-feira, 20, e se estende até domingo, 24 de outubro, o II Festival de Teatro de Joaçaba (Festejo), promovido pela Unoesc por meio do Curso de Artes Cênicas do Campus de Joaçaba. A segunda edição terá a participação de nove grupos de teatro, será realizada no […]
Publicado em 20/10/2010
Por
Oficinas que integram a programação iniciaram domingo
Começa nesta quarta-feira, 20, e se estende até domingo, 24 de outubro, o II Festival de Teatro de Joaçaba (Festejo), promovido pela Unoesc por meio do Curso de Artes Cênicas do Campus de Joaçaba. A segunda edição terá a participação de nove grupos de teatro, será realizada no Teatro Alfredo Sigwalt, no centro de Joaçaba, e seguirá um formato diferente do adotado na primeira: o evento deixará de ser competitivo para assumir um caráter de mostra de teatro.
De acordo com a diretora executiva do II Festejo, Fernanda Zamoner, a mudança no formato do evento reforça seu principal objetivo, que é incentivar a produção artística e teatral na região. Ao final de cada peça, haverá um debate para que profissionais de arte convidados (os debatedores) apresentem uma avaliação técnica dos espetáculos, o que tem, justamente, a intenção de contribuir para o aperfeiçoamento técnico dos grupos.
Outra novidade desta edição é a co-realização do Sesc/SC, que oferecerá uma oficina de teatro de bonecos e propiciará a apresentação de três peças teatrais da Trip Teatro de Animação, companhia profissional de Teatro estabelecida em Rio do Sul. A Enercan, que já apoiava o festival em sua primeira edição com a destinação de recursos por meio do Ministério da Cultura e da Lei Rouanet, continua sendo parceira.
Abertura
A abertura do Festival iniciará com um cortejo, envolvendo a comissão organizadora e participantes do Festival. Sairá da Praça da Prefeitura às 14h desta quarta-feira e se dirigirá à Praça da Catedral, ambas em Joaçaba. A atividade, segundo o diretor Geral do Festival, Jorge Zamoner, resgata uma antiga tradição que buscava divulgar eventos artísticos e chamar a atenção do público, que é chamado a participar da brincadeira.
A programação de abertura terá continuidade às 16h, no Teatro Alfredo Sigwalt, quando será apresentada a peça O Flautista de Hamelin, da Trip Teatro, companhia profissional de Teatro estabelecida em Rio do Sul. À noite, a partir das 20h30, haverá a abertura oficial, com a presença de autoridades e a apresentação da peça Novas Diretrizes em Tempos de Paz, do Grupo Toca de Teatro Universitário, de Joaçaba. As duas apresentações terão entrada gratuita.
A programação completa pode ser acessada neste site (http://unoesc.edu.br/eventos/ii-festejo-festival-de-teatro-de-joacaba). Parte da programação é gratuita. Os ingressos para os demais momentos do evento custarão R$ 6,00 (inteiro) e R$ 3,00 (meia entrada).
Grupos de Teatro
Parte dos grupos que participarão da segunda edição do Festejo já havia participado da primeira, com outros espetáculos. O grupo vencedor do I Festejo, o Piliquinha, de Concórdia, é um dos que retornam neste ano. O grupo apresentará a peça A Mandrágora, comédia de Nicolau Maquiavel, dirigida por Nando Moraes, profissional que era um dos jurados do I Festejo.
Segundo o diretor Artístico do Festival, Roger Dörl, essa e outras parcerias semelhantes que foram construídas para a segunda edição do evento são comemoradas pelos organizadores, pois são entendidas como um passo importante para o fortalecimento das relações entre os grupos participantes, que juntos podem conquistar cada vez mais espaço e atenção para a produção teatral na região.
Por outro lado, os organizadores também comemoram a expansão das fronteiras do Festival, com a atração de outros grupos de teatros da região e também de cidades mais distantes, como Curitiba. As novidades deste ano são os grupos Carretel, de Concórdia, com a peça “Pequenas incisões para quem ama”; Os Amadores, de Capinzal, com a peça “Cosa Nostra”; Janela da Arte, de Caçador, com “O Lobisomem Caipira” e o Grupo Teatral Auto-Peças, de Curitiba, com o espetáculo de bonecos “Aventuras Possíveis”.
Todos os grupos participaram receberam uma ajuda de custo. No encerramento do evento, as melhores peças serão premiadas com troféus de Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, Melhor Cenário, Melhor Iluminação, Melhor Sonoplastia e Melhor Preparação Corporal.
Oficinas
No domingo, dia 13, iniciou a programação de oficinas, que integra o II Festival de Teatro de Joaçaba. Duas delas estão sendo finalizadas nesta terça-feira. Elas abordavam Perna de Pau e Viewpoints. A primeira é ministrada por Marcelino Ramos, artista de Ouro Preto (Minas Gerais) licenciado em Artes Cênicas e bacharel em direção teatral, ator, diretor e iluminador. Ele também participará do Festejo como debatedor e apresentando “Causos de Brasero”, no encerramento do evento.
A oficina trabalha em dois eixos: o primeiro apresenta o instrumento e ensino como construí-lo. O segundo volta-se para a técnica, ensinando como utilizá-lo, mantendo o equilíbrio e controle. “Não adiantaria apenas ensinar a andar de perna de pau, se aqui essa técnica circense não é tão difundida e as pessoas não saberiam como fazer o instrumento”, diz Marcelino.
A segunda oficina, de Viewpoints, é ministrada por Janaína Matter, atriz e arte-educadora de Curitiba (Paraná), formada em Psicologia e nos Cursos Livres de Teatro Pé no Palco. Conforme explica Janaína, Viewpoints é uma técnica contemporânea de improvisação que nasceu na dança e foi recriada para o teatro por Ane Bogart, diretora do grupo de teatro norte-americano Siti Company. Essa técnica trabalha com tempo (ritmo, duração, repetição e resposta sinestésica) e espaço (relação espacial, topografia, arquitetura, forma e gesto) no palco.
“É uma técnica de improvisação que se baseia muito na espontaneidade da criação que vem do todo e não de um indivíduo só: é um trabalho colaborativo, em que todos são responsáveis pela criação dentro das suas funções e responsáveis igualmente pelos resultados”, comenta a ministrante.
Até o final do II Festejo, outras duas oficinas serão realizadas: “Princípios da Linguagem do Teatro de Animação” e “O Universo do Clown”. Ambas começam nesta quarta-feira. A primeira abordará os princípios de linguagem que caracterizam o teatro de animação, como técnicas de manipulação e métodos de construção de bonecos. A segunda estabelecerá relação de brincadeira, jogo e códigos de identificação da linguagem clown, voltada à prática de técnicas que compõem esse universo. As inscrições podem ser antecipadas (R$ 30,00) ou na hora (R$ 50,00).
“O festival tem uma diretriz, que é, além de abrir espaço para as apresentações teatrais, contribuir para a ampliação dos conhecimentos dos seus participantes e demais pessoas da comunidade. Isso ocorre por que sentimos a necessidade de aprimoramento da parte de quem faz teatro, uma vez que o trabalho do ator precisa ser comprometido com a preparação e isso deve ser um exercício constante”, lembra o diretor geral do II Festejo.