I Semana da Saúde na Unoesc Chapecó
Os cursos de Psicologia e Educação Física, da Unoesc Chapecó, promoveram neste mês, a I Semana da Saúde, com a participação de acadêmicos, professores e profissionais das duas áreas. Na abertura, ocorreu a apresentação do Coral de Libras, através do grupo da Associação de Artes Cênicas e Música (ACEM) e FENAB do Banco do Brasil […]
Publicado em 28/10/2010
Por
Os cursos de Psicologia e Educação Física, da Unoesc Chapecó, promoveram neste mês, a I Semana da Saúde, com a participação de acadêmicos, professores e profissionais das duas áreas. Na abertura, ocorreu a apresentação do Coral de Libras, através do grupo da Associação de Artes Cênicas e Música (ACEM) e FENAB do Banco do Brasil de Xanxerê e apoio da Unimed de Chapecó. O palestrante, professor Dagmar Barreto, abordou temáticas referentes a Psicomotricidade e sua importância na Psicologia e Educação Física como prevenção de possíveis problemas.
No segundo dia, as atividades iniciaram com apresentação do grupo da terceira idade da FASC, coordenado pela profa. Damiana Fernandes de Melo. Também houve mesa redonda, com os profissionais Giórgia da Costa (fisioterapeuta), Edson Lopes (terapeuta) e Sandra Zanella (psicóloga), na qual foram discutidas situações de estimulação da criança desde o nascimento até o período de pré-escola, quando os profissionais reforçaram a necessidade dos pais de realizar atividades diferenciadas, ao ar livre com as crianças. A Fisioterapeuta explicou que existem pais de pacientes que nunca colocaram as crianças em contato com a terra, grama, areia. Os profissionais explicaram que devido a exigências do mundo moderno as crianças ficam muito tempo dentro de casa, assistindo TV, na frente do computador, em jogos de vídeo game e recomendam que os pais precisam organizar atividades diferentes que possam estimular seus filhos a comportamentos diferenciados. O encerramento das atividades foi com apresentação da Cia de Teatro e Contação de História Duavesso.
A palestra do professor Emílio Takase, no último dia do evento, trouxe conhecimentos sobre as tecnologias aplicadas a educação e saúde. Ele finalizou a discussão sobre a possibilidade de profissionais da educação e da psicologia utilizar no seu dia-a-dia, tecnologias que auxiliem no monitoramento do estresse, ansiedade, problemas de aprendizagem, entre outros. Takase explicou que nas escolas, por exemplo, é muito mais fácil dizer que as crianças estão com déficit de atenção e encaminhá-las para um psicólogo como um problema a ser resolvido. Na opinião dele, os professores, pedagogos ou profissionais de educação física poderiam auxiliar através de jogos cognitivos que estimulam o cérebro e podem contribuir para muitos destes casos. São atitudes simples, mas que podem através de um trabalho conjunto fazer muita diferença.
MARCOS A. BEDIN
Registro de jornalista profissional MTE SC-00085-JP
Matrícula SJPSC 0172
MB Comunicação Empresarial/Organizacional