Página inicial O que acontece I.nova Unoesc recepciona nova turma de pré-incubados do Programa de Desenvolvimento de Startups
Notícia Inovação

I.nova Unoesc recepciona nova turma de pré-incubados do Programa de Desenvolvimento de Startups


O I.nova Unoesc promoveu, na terça-feira (4), de forma on-line, uma reunião com os mentores e a nova turma de pré-incubados do “Programa de Desenvolvimento de Startups”. Os 35 projetos, dos campi de Joaçaba, Chapecó, São Miguel do Oeste, Videira e Xanxerê, foram selecionados e homologados em dezembro de 2024 e iniciarão as atividades no dia 10 de fevereiro.

O momento de boas-vindas foi realizado pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc, professor Kurt Schneider, pelo coordenador geral do I.nova Unoesc, professor Fábio Lazzarotti, e pela coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), professora Márcia Marcondes Diniz de Freitas. Na sequência, foram apresentados os professores/mentores de cada campus: Charles Savaris (Joaçaba), Tiago Zonta (Chapecó), Elis Zanin (São Miguel do Oeste), Cristiane Bonato (Videira) e Gustavo Damschi (Xanxerê).

O encontro ainda contou com uma explanação sobre o I.nova e suas estruturas de apoio, que visam fomentar a criação de empreendimentos e auxiliar projetos em estágio inicial do ciclo de vida de uma startup na mesorregião de abrangência da Instituição. Também foram abordados o cronograma do Programa, as orientações gerais e a forma de gestão e acompanhamento dos pré-incubados.

— Iniciamos um novo ano repleto de projetos em pré-incubação na Unoesc. Essas novas ideias compreendem uma visão institucional da importância de incentivar e promover mecanismos que orientem cada um dos envolvidos, de maneira que a fase inicial seja realizada de forma sólida e segura. É sempre um momento de ansiedade e dúvida que vai se transformando e moldando em expectativa e realidade, à medida que estes sonhos são materializados em planos de negócio, validação e todo o conjunto de fases essenciais para o amadurecimento de cada um dos projetos — destaca o professor Kurt Schneider.

A fase de pré-incubação tem duração de seis meses e oferece vários benefícios, incluindo: espaço físico multifuncional; acesso a mentores experientes, com orientação especializada; treinamentos focados em gestão de ideias, inovação e negócios; ferramentas e suporte para realizar análises de mercado detalhadas; e desenvolvimento e entregas parciais do plano de negócios ao longo do período.

— O I.nova Unoesc é o ambiente de inovação da Universidade para gerar novos negócios, e o time institucional, em cada campus, está apto e entusiasmado para apoiar o empreendedor. Teremos diversas oficinas de formação para o desenho do negócio e também de gestão, o que oportunizará uma nova visão do mercado, ampliada, para identificar a real oportunidade da demanda de consumo — enaltece o coordenador geral do I.nova Unoesc, professor Fábio Lazzarotti.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.