HUST realiza primeira captação de múltiplos órgãos em 2011
Em média, apenas duas captações múltiplas de órgãos são realizadas a cada ano no hospital de Joaçaba O Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) realizou em janeiro a primeira captação múltipla de órgãos do ano. A doadora foi uma mulher de 27 anos, que teve sua morte encefálica comprovada através de exames clínicos e gráficos. Os […]
Publicado em 31/01/2011
Por
Em média, apenas duas captações múltiplas de órgãos são realizadas a cada ano no hospital de Joaçaba
O Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) realizou em janeiro a primeira captação múltipla de órgãos do ano. A doadora foi uma mulher de 27 anos, que teve sua morte encefálica comprovada através de exames clínicos e gráficos. Os órgãos doados (o fígado e os dois rins) foram transplantados com sucesso na cidade de Blumenau, para pacientes que estavam na lista nacional de espera por transplantes regulada em Santa Catarina pela Central de Notificação Captação e Distribuição de Órgãos e Tecidos do Estado de SC (CNCDO-SC).
A captação ocorreu no dia 19 de janeiro e durou quatro horas. A equipe responsável teve a participação do cirurgião José Roberto Alves, da CNCDO-SC, dos médicos Alessandro Miozzo e Júlio Tanaka, do HUST, e da Equipe de Enfermagem, também do hospital. O procedimento teve ainda o apoio da Polícia Militar, que fez o transporte necessário entre o aeroporto e o HUST, para facilitar o trânsito e acelerar a chegada dos órgãos ao seu destino.
A enfermeira Patrícia Zílio Tomasi integra a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Hospital Universitário Santa Terezinha (CIHDOTT). Segundo ela, apenas duas captações múltiplas de órgãos são realizadas em média a cada ano no HUST, número que a unidade de saúde quer aumentar. Patrícia observa, no entanto, que isso depende da conscientização da população, pois é no momento da dor que a família do paciente precisa tomar a decisão pela doação dos órgãos.