Gestão Ambiental disputa finais de prêmio nacional de R$500 mil
No último domingo, 05 de junho, Dia Internacional do Meio Ambiente, foi divulgado no Programa Fantástico, da TV Globo, por meio do site: http://www.swu.com.br/impactozero/selecionados.php a lista das 20 instituições de ensino superior selecionadas para a próxima etapa do projeto Impacto Zero. Trata-se de uma grande gincana em prol do meio ambiente, desenvolvida pelo evento SWU, […]
Publicado em 09/06/2011
Por
No último domingo, 05 de junho, Dia Internacional do Meio Ambiente, foi divulgado no Programa Fantástico, da TV Globo, por meio do site: http://www.swu.com.br/impactozero/selecionados.php a lista das 20 instituições de ensino superior selecionadas para a próxima etapa do projeto Impacto Zero. Trata-se de uma grande gincana em prol do meio ambiente, desenvolvida pelo evento SWU, que é um movimento que convida a repensar atitudes, trazendo o debate sobre sustentabilidade para a esfera individual de ação. A Unoesc – Campus de São Miguel do Oeste é uma das finalistas.
Para participar do concurso, as universidades apresentaram projetos de sustentabilidade. Uma banca julgadora examinou e aprovou projeto do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, que trata do ‘Plano de Gerenciamento Ambiental Rodoviário no Oeste de Santa Catarina’, pelo qual pretende-se coletar todo lixo nas margens das rodovias BR 282, trecho de Chapecó a São Miguel do Oeste, e BR 163, de São Miguel do Oeste a Dionísio Cerqueira.
O professor Alceu Cericato, coordenador do curso, explica que após a coleta desse lixo, haverá a separação, pesado e dado o seu devido destino, ou seja, encaminhado para a reciclagem ou disposição em aterro sanitário. “Além disso, o projeto prevê um trabalho de conscientização dos motoristas, por meio da colocação de placas educativas nas margens das rodovias federais, bem como a distribuição de folderes e sacolas para acondicionar o lixo dos veículos. Também será realizado um inventário das emissões de Co2 (gás carbônico) e feito a neutralização com o plantio de árvores.
Segundo as idealizadoras do projeto, as acadêmicas Katiussa Cipriani e Vanessa Eich, esta é uma oportunidade de por em prática tudo o que é visto em sala de aula. Elas estão felizes pela conquista, pois a ideia saiu de um trabalho de conclusão de curso e, agora, ganha uma dimensão nacional. “Tudo o que colocamos no papel já tivemos a oportunidade de praticar no trabalho de conclusão de curso e já obtivemos bons frutos, mas, agora, podemos, em escala nacional, mostrar a importância da conservação de nossas rodovias” finalizam.
Próximos passos
Na próxima etapa, no dia 18 de junho, a equipe, composta por 20 acadêmicos, terá de fazer coleta de lixo reciclável na cidade de São Miguel do Oeste. As 10 equipes que mais coletarem resíduos passarão para a próxima fase, onde serão escolhidos dois acadêmicos de cada equipe para participar, durante cinco semanas, de um eletrizante Reality Show no canal Multishow que, ao final, apontará a dupla e a universidade vencedora.
A instituição vencedora receberá R$500 mil para a implementação do projeto, ou seja, fazer o sonho sair do papel e virar realidade. Terá ainda como prêmio um show de uma banda nacional em local definido pela universidade.