Página inicial O que acontece Gestão Ambiental disputa finais de prêmio nacional de R$500 mil
Graduação São Miguel do Oeste

Gestão Ambiental disputa finais de prêmio nacional de R$500 mil

No último domingo, 05 de junho, Dia Internacional do Meio Ambiente, foi divulgado no Programa Fantástico, da TV Globo, por meio do  site: http://www.swu.com.br/impactozero/selecionados.php a lista das 20 instituições de ensino superior  selecionadas para a próxima etapa do  projeto Impacto Zero. Trata-se de uma grande gincana em prol do meio ambiente, desenvolvida pelo evento SWU, […]


No último domingo, 05 de junho, Dia Internacional do Meio Ambiente, foi divulgado no Programa Fantástico, da TV Globo, por meio do  site: http://www.swu.com.br/impactozero/selecionados.php a lista das 20 instituições de ensino superior  selecionadas para a próxima etapa do  projeto Impacto Zero. Trata-se de uma grande gincana em prol do meio ambiente, desenvolvida pelo evento SWU, que é um movimento que convida a repensar atitudes, trazendo o debate sobre sustentabilidade para a esfera individual de ação. A Unoesc – Campus de São Miguel do Oeste é uma das finalistas.

Para participar do concurso, as universidades apresentaram projetos de sustentabilidade. Uma banca julgadora examinou e aprovou projeto do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, que trata do ‘Plano de Gerenciamento Ambiental Rodoviário no Oeste de Santa Catarina’, pelo qual pretende-se  coletar todo lixo nas  margens das rodovias BR 282, trecho de Chapecó a São Miguel do Oeste, e BR 163, de São Miguel do Oeste a Dionísio Cerqueira.

O professor Alceu Cericato, coordenador do curso, explica que após a coleta desse lixo, haverá a separação, pesado e dado o seu devido destino, ou seja, encaminhado para a reciclagem ou disposição em aterro sanitário. “Além disso, o projeto prevê um trabalho de conscientização dos motoristas, por meio da colocação de placas educativas nas margens das rodovias federais, bem como a distribuição de folderes e sacolas para acondicionar o lixo dos veículos. Também será realizado um inventário das emissões de Co2 (gás carbônico) e feito a neutralização com o plantio de árvores.

Segundo as idealizadoras do projeto, as acadêmicas Katiussa Cipriani e Vanessa Eich, esta é uma oportunidade de por em prática tudo o que é visto em sala de aula. Elas estão felizes pela conquista, pois a ideia saiu de um trabalho de conclusão de curso e, agora, ganha uma dimensão nacional. “Tudo o que colocamos no papel já tivemos a oportunidade de praticar no trabalho  de conclusão  de curso e  já obtivemos bons frutos, mas, agora, podemos, em escala nacional, mostrar a importância da conservação de nossas rodovias” finalizam.

Próximos passos

Na próxima etapa, no dia 18 de junho, a equipe, composta por 20 acadêmicos, terá de fazer coleta de lixo reciclável na cidade de São Miguel do Oeste.  As 10 equipes que mais coletarem resíduos passarão para a próxima fase, onde serão escolhidos dois acadêmicos de cada equipe para participar, durante cinco semanas, de um eletrizante Reality Show no canal Multishow que, ao final, apontará a dupla e a universidade vencedora.

A instituição vencedora receberá R$500 mil para a implementação do projeto,  ou seja, fazer o sonho sair  do papel e virar realidade. Terá ainda como prêmio um show de uma banda nacional em local definido pela universidade.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.