Página inicial O que acontece Formação e Prêmio Mérito Docente na Unoesc Xanxerê
Capacitação Docente

Formação e Prêmio Mérito Docente na Unoesc Xanxerê


As atividades presenciais da formação docente na Unoesc Xanxerê ocorreram nos dias 7 e 8 de fevereiro. No primeiro dia, a proposta trouxe a abordagem da avaliação formativa por meio da oficina de elaboração de questões de prova, realizada pelas professoras Francielle Garghetti Battiston e Elizandra Iop. Nesse módulo, o foco foi a elaboração de questões discursivas, em uma perspectiva de autoavaliação dos instrumentos já construídos pelos professores, seguindo uma matriz por competência e com os elementos técnicos norteadores.

No segundo dia, as professoras Betânia De Marco e Francielle Garghetti Battiston trabalharam o “Instrumento de Avaliação Externa” (reconhecimento de curso) e a oficina de “Portfólios de registros dos cursos”, uma vez que as comissões de avaliação externa, no formato de visita in loco virtual, exigem as evidências das ações docentes, discentes e de seus gestores, observando as dimensões didático-pedagógicas e infraestruturais. Na oportunidade, o professor Maruan Coltro Gosch demonstrou técnicas fotográficas para o registro das atividades.

Durante as atividades, ocorreu a entrega do Prêmio Mérito Docente, que na sua terceira edição contemplou o professor Anderson Soccol Ferreira. O Prêmio Mérito Docente é uma forma de reconhecer e premiar as práticas pedagógicas inovadoras, dentro de uma proposta do movimento das competências, permitindo a troca de experiências e o estímulo à inovação e criatividade.

Para o professor Anderson, receber o prêmio é uma conquista que transcende o individual, refletindo o esforço coletivo da Instituição em criar um ambiente de aprendizado que estimula o crescimento, a inovação e a colaboração.

— É um reconhecimento que nos incentiva a seguir adiante, a enfrentar novos desafios e a continuar aperfeiçoando nossas práticas pedagógicas. Ele reafirma a importância do nosso trabalho diário, da nossa dedicação em inspirar e motivar nossos estudantes e da nossa incansável busca por conhecimento. É um lembrete de que, juntos, estamos construindo um futuro brilhante para todos, através da educação. Que possamos continuar a trilhar este caminho com determinação, criatividade e comprometimento, sabendo que cada passo dado é parte fundamental de uma jornada maior de transformação e impacto — relatou Anderson.

O professor Régis Carlos Bevenutti avalia a formação continuada do corpo docente como essencial para manter o ensino de excelência proporcionado pela Unoesc.

— Neste ano, a capacitação proporcionou aprofundamento teórico embasado em conceitos de neurociência e o aprimoramento de competências práticas, decisivas ao engajamento e aproveitamento dos estudantes. Parabenizo a equipe que desenvolveu as oficinas pelo olhar inovador e disruptivo, munindo-nos para os desafios da sala de aula — finalizou Régis.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.