Exposição orienta sobre uso consciente das lâmpadas fluorescentes
Os acadêmicos da 2ª fase do curso de Engenharia Bioenergética, do Campus de Xanxerê, estão realizando exposição de trabalhos que foram desenvolvidos durante o componente curricular de Física II, ministrado pela professora Janete F. K. Köhnlein. Com o tema “O uso consciente das lâmpadas fluorescentes”, a atividade objetivou orientar e conscientizar a comunidade em geral […]
Publicado em 21/11/2012
Por
Os acadêmicos da 2ª fase do curso de Engenharia Bioenergética, do Campus de Xanxerê, estão realizando exposição de trabalhos que foram desenvolvidos durante o componente curricular de Física II, ministrado pela professora Janete F. K. Köhnlein.
Com o tema “O uso consciente das lâmpadas fluorescentes”, a atividade objetivou orientar e conscientizar a comunidade em geral sobre os perigos que essas lâmpadas podem causar ao meio ambiente e à saúde humana.
Assim, inicialmente, os acadêmicos, organizados em grupos, fizeram uma pesquisa bibliográfica sobre o tema. Em seguida, apresentaram seus resultados em seminário na sala de aula; e, para finalizar, organizaram a exposição sobre as principais ideias que cada grupo pesquisou.
Segundo a professora Janete Köhnlein, é importante ressaltar que as lâmpadas fluorescentes contêm mercúrio em sua composição e, ao serem rompidas, liberam vapor de mercúrio, que poderá ser absorvido por quem as manuseia, tanto pelas vias respiratórias como também pela pele, causando a intoxicação das pessoas.
– Se a lâmpada for lançada em aterros comuns, contamina o solo e os cursos d’água, chegando mais tarde à cadeia alimentar. Por isso, com esse trabalho, pretendemos também enfatizar a importância de dar um destino correto para essas lâmpadas – destaca.
A exposição está aberta para visitação até a próxima sexta-feira (23).