Estudantes debatem a ética na profissão de contador
Os estudantes de Ciências Contábeis da Unoesc participaram, dia 1º, da palestra sobre ética profissional. A atividade contou com a presença do representante do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-SC), Rudinei Almeida dos Santos, e do diretor regional do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas de Santa Catarina (Sescom-SC), Nereu Mazzuti. […]
Publicado em 07/06/2017
Por Unoesc
Os estudantes de Ciências Contábeis da Unoesc participaram, dia 1º, da palestra sobre ética profissional. A atividade contou com a presença do representante do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-SC), Rudinei Almeida dos Santos, e do diretor regional do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas de Santa Catarina (Sescom-SC), Nereu Mazzuti.
Rudinei destacou a importância da ética nos escritórios de contabilidade.
— Existem três perguntas que devemos fazer para saber se estamos sendo éticos: quero? Posso? Devo? Quando o que eu quero é o que eu posso e devo estarei agindo de forma ética — afirma Rudinei, lembrando que a ética está nas pequenas atitudes do dia a dia.
Durante a atividade, Rudinei também apresentou o projeto “Contabilizando para o Cidadão”. A ferramenta elaborada pelo CRC produz análises e traduz para a comunidade, a partir de uma linguagem simples, os dados sobre gestão pública disponíveis nos portais de transparência do governo.
Segundo a professora Andressa Michels, a Universidade forma os profissionais do futuro e, dessa forma, devem ser discutidos e analisados, durante a graduação, todos os problemas vivenciados pela profissão.
— Além de embasar a formação ética do acadêmico como profissional, é preciso formar um cidadão ético para estabelecer as bases que nortearão suas escolhas no exercício da profissão — avalia a professora.
O acadêmico Fellipe Rodrigo Jantsch ressalta que um profissional só terá espaço no mercado de trabalho se for ético.
— A ética é um tema recorrente no dia a dia do contador. Ela manterá a nossa credibilidade como profissionais — observa o estudante.