Estudantes de Psicologia debatem sobre saúde mental e o Caps
Estudantes do curso de Psicologia da Unoesc Pinhalzinho participaram, neste semestre, de um debate sobre saúde mental e o Centro de Atenção Psicossocial (Caps). O debate teve a participação do enfermeiro e coordenador do Caps I, da microrregional de Palmitos, Caibi e Riqueza, Geverson Câmara, que relatou as experiências da sua atuação no Centro. Além […]
Publicado em 25/08/2015
Por
Estudantes do curso de Psicologia da Unoesc Pinhalzinho participaram, neste semestre, de um debate sobre saúde mental e o Centro de Atenção Psicossocial (Caps). O debate teve a participação do enfermeiro e coordenador do Caps I, da microrregional de Palmitos, Caibi e Riqueza, Geverson Câmara, que relatou as experiências da sua atuação no Centro. Além disso, foram abordados como ocorre o tratamento no Caps, a desinstitucionalização na saúde mental e diversos casos clínicos.
A atividade reuniu estudantes da segunda fase e da oitava fase, durante os componentes curriculares de Dependência Química e Redução de Danos e Psicologia da Saúde, ministrados pelas professoras Paula Cristina Tasca e Verena Augustin Hoch, respectivamente. Segundo a professora Paula, a atividade foi positiva para a formação acadêmica e profissional dos futuros psicólogos.
— O debate estimulou uma rica troca de experiências entre alunos, professores e convidados sobre como está acontecendo o atendimento em saúde mental, as diferentes formas de encaminhamentos para internações, as legislações vigentes no Brasil, além de relatos e discussões de casos clínicos — frisa a professora.
Para as acadêmicas Cintia Soligo e Kelli Niederle, a atividade contribuiu significativamente para a formação acadêmica.
— É importante termos esses conhecimentos e saber como devemos intervir para termos uma atuação profissional assertiva neste campo de trabalho — destaca Cintia.