Página inicial O que acontece Estudantes de Psicologia apresentam projetos sociais
Graduação Inserção Social São Miguel do Oeste Pinhalzinho

Estudantes de Psicologia apresentam projetos sociais

Os acadêmicos de Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste estão apresentando, até o dia 7 de dezembro, para a comunidade, os projetos sociais elaborados na disciplina de Técnicas de Avaliação e Intervenção Psicossocial. Segundo a coordenadora do curso, professora Lisandra Antunes de Oliveira, os estudantes elaboraram projetos voltados à saúde do agricultor, à área […]


Os acadêmicos de Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste estão apresentando, até o dia 7 de dezembro, para a comunidade, os projetos sociais elaborados na disciplina de Técnicas de Avaliação e Intervenção Psicossocial. Segundo a coordenadora do curso, professora Lisandra Antunes de Oliveira, os estudantes elaboraram projetos voltados à saúde do agricultor, à área hospitalar, aos idosos, população de rua, juventude, assédio moral, câncer, reciclagem, entre outros.

Durante o desenvolvimento dos trabalhos, os alunos identificam necessidades dos locais onde estão inseridos.

— Além disso, eles contribuem com a comunidade; trabalham a prevenção de doenças e na promoção da saúde e mostram o trabalho da Psicologia. Muitos dos projetos estão sendo levados a diante nos estágios ou na vida profissional dos estudantes — acrescenta Lisandra.  

Em Pinhalzinho, todos os trabalhos já foram apresentados à comunidade. Os alunos desenvolveram diversos trabalhos tais como: implantação da APAE; saúde na agricultura familiar; implantação de grupo psicoterapêutico com pacientes renais, com mulheres vítimas de violência, com pais e cuidadores de crianças autistas; oficinas de conscientização sobre automedicação, entre outros.

Segundo o coordenador do curso, professor Álvaro Cielo Mahl, a atividade contribui significativamente para a formação profissional dos futuros psicólogos. 

— É importante que o acadêmico aprenda a identificar as demandas da sua região, treinando o olhar e a observação atenta às necessidades locais e, a partir delas, pensar estratégias, planos e projetos para atendê-las. Além disso, é uma forma de unir a teoria com a prática, contribuindo com o desenvolvimento regional, tendo em vista que muitos dos projetos idealizados já foram implantados — avalia o professor.

A acadêmica Jaqueline Fabbi desenvolveu um projeto para implementação de um plantão psicológico na Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de Barra Bonita. O objetivo do plantão é atender emergências e oferecer acolhimento a pacientes que vão consultar e descobrem que terão que passar por um procedimento, além de dar suporte aos seus familiares.  Jaqueline observa que esse serviço diminuiria o uso de medicamentos e consultas médicas.

— A atividade é uma oportunidade para encontrar soluções diferenciadas para demandas da nossa região, beneficiando a comunidade — avalia a estudante. 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.