Estudantes de Pedagogia da Unoesc Capinzal participam de viagem de estudos a Foz do Iguaçu
Publicado em 04/11/2025
Por Imprensa Unoesc
Estudantes da quarta e da sexta fases curso de Pedagogia da Unoesc Capinzal participaram, entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro, de uma viagem de estudos a Foz do Iguaçu (PR), promovida como Atividade Curricular Complementar (ACC). A proposta teve como objetivo proporcionar vivências educativas que ampliam o olhar dos futuros professores para além do espaço acadêmico, fortalecendo a articulação entre teoria e prática.
O grupo visitou três pontos turísticos e científicos: a Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional, referência mundial em geração de energia e sustentabilidade, onde os estudantes puderam compreender as dimensões social e ambiental de um projeto que integra tecnologia, cooperação internacional e preservação; o Parque das Aves, que abriga diversas espécies da fauna brasileira e promove ações de educação ambiental e conservação, despertando reflexões sobre a importância do respeito à biodiversidade; e o Parque Nacional do Iguaçu, onde estão localizadas as Cataratas do Iguaçu, um espaço de contemplação e aprendizagem sobre ecossistemas, preservação e valorização do patrimônio natural.
De acordo com a coordenadora do curso de Pedagogia da Unoesc Capinzal, professora Adriana Sernajoto, a viagem de estudos reafirma o compromisso com uma formação pautada em experiências significativas, que estimulam o pensamento crítico, a sensibilidade e o protagonismo dos futuros professores.
— As vivências contribuíram de forma significativa para a formação dos estudantes, pois possibilitaram compreender, na prática, conceitos discutidos em sala de aula, além de valores como sustentabilidade, respeito à diversidade e compromisso social — destaca Adriana, agradecendo aos estudantes pela participação, pelo envolvimento e pela postura exemplar durante a experiência, bem como às professoras que contribuíram com o planejamento e o acompanhamento das atividades, garantindo a segurança e o aproveitamento pedagógico de cada momento da viagem.


