Estudantes de Engenharia Química da Unoesc visitam indústrias no Paraná
Publicado em 16/10/2026
Por Imprensa Unoesc
Estudantes da segunda à décima fase dos cursos de Engenharia Química da Unoesc Joaçaba e Videira participaram, nos dias 24 e 25 de setembro, de uma viagem técnica ao Paraná. A programação incluiu visitas ao Grupo Boticário, em São José dos Pinhais, e à Germer Porcelanas, em Campo Largo, proporcionando contato com processos industriais e diferentes áreas de atuação do engenheiro químico.
Durante as visitas, os estudantes puderam conhecer os processos de produção das empresas e relacionar os conhecimentos desenvolvidos em sala de aula com a realidade da indústria.
No retorno, a programação teve continuidade com atividades no “Simpósio das Engenharias”, que incluiu uma oficina prática de produção de hidratante e sabonete líquido e uma palestra sobre controle de qualidade na fabricação de cosméticos.
Para a coordenadora dos cursos de Engenharia Química, professora Eduarda de Magalhães Dias Frinhani, a experiência contribui para aproximar a formação acadêmica do ambiente profissional.
— As visitas técnicas permitem que os estudantes conheçam de perto os processos industriais, observem a aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula e compreendam os desafios da atuação do engenheiro químico. A oficina e a participação no simpósio também ampliaram esse aprendizado, especialmente na área de desenvolvimento e controle de qualidade de cosméticos — avalia a professora.









